Na manhã desta segunda-feira, 16, o governador Antonio Denarium se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Roraima, Geraldo Ticianelli, acompanhado da equipe técnica do Ministério da Saúde e da Empresa Brasileira De Serviços Hospitalares para discutir a implantação do Hospital Federal Universitário em Roraima. Estiveram presentes também a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon e o deputado estadual Claudio Cirurgião.
A reunião teve como foco a discussão de propostas do Governo Federal em transformar o Hospital das Clínicas, atualmente administrado pelo Governo do Estado, em hospital universitário por prazo determinado, passando a ser gerido pela União.
Além disso, Roraima agora faz parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que prioriza a consolidação e a reestruturação das Universidades e dos Hospitais Universitários do Brasil.
“Temos certeza que essa ação conjunta trará resultados significativos. Nós vamos ter uma retenção maior de profissionais, atendendo vários cursos que vão capacitar e formar o pessoal, ampliando a quantidade de atendimento. A população ganha, o estado de Roraima ganha, os acadêmicos ganham, ou seja, é um ganho para todos.”, avaliou o governador Antonio Denarium.
Segundo ele, o Governo Federal já tem no Brasil 41 hospitais federais. “Na região Norte só Roraima, Acre e Rondônia não tem um Hospital Federal Universitário, mas nós estamos saindo na frente para que se instale aqui em Boa Vista e melhore a qualidade do serviço público de saúde para os roraimenses. Estamos trabalhando, cuidando da nossa população, buscando sempre oferecer um serviço de melhor qualidade”, afirmou o governador.
Para o reitor Geraldo Ticianelli, esse tipo de ação agrega valor no aumento de residências e na qualidade da questão assistencial.
“Uma reunião que inicia o processo de operacionalização de um hospital através da UFRR no nosso Estado. Estamos somando junto com o Governo, superando algumas fragilidades temos na atualidade, devido ao crescimento populacional. O Governo Federal terá o prazo aproximado de um ano para absorver o Hospital das Clínicas. Abrindo concursos públicos, ajudando na quantidade de equipamentos. Gostaria de agradecer o nosso governador que está, de uma forma muito célere, ajudando nesse processo de construção”, disse Ticianelli.
Júlia Rocha