Em uma sociedade cada vez mais consciente da importância de uma alimentação saudável e equilibrada, o projeto “A cara do meu prato”, do Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, surge como uma iniciativa para promover reflexões acerca dos hábitos alimentares dos alunos.
A ação iniciou no mês de junho com a estruturação do projeto escrito. A culminância do ocorreu nesta segunda-feira, dia 16, quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação, envolvendo todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio. Ao todo, 37 trabalhos foram apresentados.
Os estudantes produziram e apresentaram sugestões de pratos saudáveis. O trabalho foi realizado num período de três meses e envolveu pesquisas, orientações e palestras educativas.
“Recebemos, inicialmente uma proposta de parceria com a Setrabes [Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social], onde suas nutricionistas abordariam a questão alimentar no colégio. O setor pedagógico da escola se organizou, junto com os professores e foi criado o projeto, baseado na realidade dos nossos alunos, inclusive estrangeiros, para que todos possam conhecer uma alimentação mais saudável e evitar o lixo alimentar”, disse a gestora pedagógica do colégio, professora Ângela Maria de Souza.
O projeto
O objetivo principal do projeto é estimular a reflexão crítica dos alunos sobre suas escolhas alimentares. A equipe por traz da iniciativa, acredita que, ao entender os próprios hábitos, os estudantes estarão mais propensos a tomar decisões alimentares conscientes e saudáveis no futuro.
O primeiro passo envolveu a coleta de dados dos hábitos alimentares dos estudantes. Foi feito por meio de questionários, entrevistas e observações. Com as informações em mãos, foi possível identificar padrões e áreas de melhorias.
A segunda etapa consistiu em fornecer informações valiosas sobre nutrição e qualidade de vida aos alunos. O projeto busca, ainda, alinhar os hábitos alimentares com os ideais dos estudantes.
A última etapa é a prática. Com base nas informações coletadas e nas reflexões realizadas, são oferecidas orientações específicas para a melhoria dos hábitos alimentares. Isso pode incluir sugestões de cardápios mais saudáveis, dicas de preparos de refeições e até mesmo receitas nutritivas.
O projeto adota abordagens interdisciplinares. A nutrição, a psicologia, a educação física e outras disciplinas se unem para oferecer uma visão abrangente sobre os hábitos alimentares e qualidade de vida, que auxiliam na coleta de dados e orientação dos alunos.
Layse Menezes