Deputada Angela Águida Portella defende capacitação em primeiros socorros em escolas

Parlamentar é autora de projeto que oferece treinamentos a professores e funcionários da comunidade escolar. – Fotos: Eduardo Andrade/Marley Lima

A deputada Angela Águida Portella (PP) defendeu, nesta terça-feira, 17, a capacitação em primeiros socorros em escolas públicas e privadas de Roraima. A parlamentar é autora do projeto “Saber para Salvar”, que oferece treinamentos a professores e funcionários da comunidade escolar.

O projeto fortalece a Lei Federal nº 13.722/2018, chamada Lei Lucas, que já obriga a capacitação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico, em primeiros socorros. A norma foi criada após a morte de Lucas Begalli Zamora, uma criança de 10 anos, que se engasgou durante um passeio escolar.

“Quero compartilhar esse trabalho inspirado na Lei Lucas. Baseamos esse projeto em uma equipe técnica, que inclusive trabalha na rede de saúde pública, que está compartilhando esses conhecimentos com o corpo da escola e quem quiser aprender, pois queremos levar conhecimento sobre a manobra de desobstrução das vias aéreas, desmaio, convulsão, ferimentos, lesões e traumas”, esclareceu Portella.

Segundo a deputada, noções de primeiros socorros devem ser aprendidas por todos, pois podem ser a diferença entre a vida e a morte. “Quando uma pessoa se engasga, os primeiros segundos fazem a diferença e a maioria de nós não está apta a agir de forma segura. Por isso, estamos levando conhecimento sobre a manobra de desobstrução das vias aéreas, desmaio, convulsão, ferimentos, lesões e traumas, até que chegue o pronto atendimento especializado”, avaliou.

Atualmente, o projeto “Saber para Salvar” capacita cinco profissionais de cada escola visitada. A ideia é expandir o projeto para todas as unidades de ensino do Estado.

Deputado Dr. Cláudio Cirurgião

“Queremos que esse projeto vá a todas as escolas para levar esse conhecimento a um número maior de pessoas, pois isso vai servir para as pessoas não só no seu trabalho, mas também na sua convivência familiar e social”, afirmou a parlamentar.

O deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) elogiou a iniciativa e ressaltou a importância de se aprender, por exemplo, a manobra de desobstrução das vias respiratórias.

“Parabenizo seu trabalho e projeto. Uma forma muito importante de levar conhecimento de primeiros socorros, pois sabemos a quantidade de acidentes que levam risco à vida de nossas crianças. O que mata imediatamente uma pessoa é a obstrução das vias aéreas, é a primeira causa de morte. Quero me somar. Caso a senhora precise, em qualquer etapa do seu projeto, estou à disposição”, destacou o deputado.

Portella encerrou reconhecendo o apoio da Mesa Diretora do Poder Legislativo. “Agradecemos ao presidente Soldado Sampaio [Republicanos], pois temos contado com apoio total e irrestrito para que a gente possa colocar em ação os projetos tão relevantes que vêm sendo realizados por esta Casa”, concluiu.

Suellen Gurgel

 

Veja também

Topo