Alunos da Escola Colmeia conhecem estúdios da Rádio e TV Assembleia

Durante a visita guiada, estudantes acompanharam a rotina dos deputados, do processo legislativo, da sessão plenária. – Fotos: Jader Souza

Conhecer as dependências e como funciona a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foi a finalidade da visita dos 59 estudantes do ensino fundamental do 4º ano das turmas A e B, do Centro de Educação Integrada Colmeia. A visita guiada realizada na manhã desta terça-feira, 17, foi coordenada pela Diretoria de Relações Institucionais da Superintendência de Comunicação.

Deputado Idázio da Perfil

O foco, desta vez, foi o funcionamento da Rádio e da TV Assembleia. A cada explicação dada pela diretora das emissoras legislativas, Camila Dall’Agnol, os estudantes ficavam mais eufóricos. Dos 59 alunos, 10 compareceram no período da tarde. A visita guiada contou com a presença do deputado Idázio da Perfil (MDB), que destacou a importância da aproximação do Parlamento com o público infantojuvenil.

”Aqui na Casa Legislativa eles interagem com os deputados e servidores, têm uma ideia da forma como são criadas as leis, então, avalio como extremamente importantes essas visitas. Eles são o futuro do Estado e do Brasil, e logo estarão aqui na Assembleia tomando as decisões para outros jovens que virão”, avaliou o deputado.

O aluno Samuel Heitor Severo Gameiro, 9 anos, contou que gostou de todos os lugares que conheceu, mas, principalmente, dos estúdios da Rádio e TV Assembleia. “Observei que as pessoas que trabalham aqui têm que prestar muita atenção porque são muitos botões para não errar na transmissão. Eu não sabia muito bem como funcionava, até ter vindo aqui. Sabia que tinha pessoas que editavam, que faziam as vozes, mas agora sei como funciona melhor”, disse.

Daniela Hernandez, 9 anos, ficou encantada com as câmeras robóticas do estúdio da Rádio e como o jornal vai ao ar. “Gostei de saber onde ficam as câmeras que filmam os deputados, como eles falam e das leis que fazem para o público seguir, regras para viver em sociedade”, afirmou.

Ana Alice Moreira Brito, 9 anos, relatou que tudo que aprendeu foi muito importante porque não sabia como funcionavam a Rádio e a TV Assembleia. “O que mais me chamou a atenção foi ver como os deputados dão entrevista para aparecer na Rádio e na TV. Agora sei que são importantes, porque é o nosso direito saber sobre as coisas que acontecem no dia a dia”, afirmou.

A assessora do Núcleo de Relações Públicas da ALE-RR, Vanessa Brito, disse que a proposta da Casa Legislativa é estreitar laços com todos, e que as crianças são parte essencial por ser a próxima geração a ocupar espaços governamentais.

“Recebemos o convite da Escola Colmeia e os alunos conheceram hoje a Rádio e a TV Assembleia, um pouco também da rotina dos deputados, do processo legislativo, das sessões plenárias. Essa é a proposta da Casa Legislativa, proporcionar à próxima geração de Roraima a oportunidade de conhecer um pouco do Parlamento estadual, onde ocorre a aprovação das leis, as políticas públicas que fazem parte da vida do cidadão roraimense”, explicou Vanessa.

Marilena Freitas

 

Veja também

Topo