Representantes de municípios roraimenses participam de 1ª Oficina Conjunta de Eliminação da Malária

Programação da oficina inclui discussões sobre metas de eliminação da malária no estado, ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento. – Fotos: Brenda Lima

Um dos agravos que a OMS (Organização Mundial de Saúde) está trabalhando para eliminar até 2035 é a malária. Alinhada às diretrizes nacionais, a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) promove até quinta-feira, 19, a Oficina Conjunta de Eliminação da Malária no estado de Roraima.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a luta contra a malária na região, capacitando gerentes de endemia dos municípios, coordenadores de vigilância, da atenção básica, e os os DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) Yanomami e Leste.

“Nós apresentamos aos municípios os marcos intermediários e as metas que cada município tem que cumprir, e a gente está nessa oficina com o objetivo de montar estratégias factíveis e que a gente consiga ter um resultado”, afirmou a técnica do Programa Nacional de Controle da Malária e da Coordenação de Eliminação da Malária, Eliandra Castro.

A Oficina Conjunta de Eliminação da Malária reunirá mais de 60 participantes de todos os municípios e DSEIs de Roraima.

O gerente de Endemias de Caroebe, Ageu Cavalcante, destacou a importância do evento para adquirir conhecimento prático e se tornar um multiplicador das informações no combate à malária no município.

“Essa oficina tem grande importância pra adquirir o conhecimento que vamos levar para o Caroebe. Assim vamos conseguir aplicar os conhecimentos na prática e poder ser um multiplicador das informações que vamos adquirir aqui nesse treinamento e eliminar a malária”, afirmou.

Posição

Roraima está entre os três estados da Amazônia Legal com maior concentração de casos de malária, ficando atrás apenas do Amazonas e do Pará.

O gerente Estadual da Malária, Gerson Castro, ressaltou que a capacitação continuará em outros Estados para cobrir a região, englobando todos os municípios e apresentando novas estratégias para a redução dos casos de malária.

“Para conseguir eliminar a malária, no próximo ano a capacitação vai continuar em outros estados, estão com o objetivo é fechar a Amazônia Legal, chamando todos os municípios, capacitando, treinando, ensinando a pensar e mostrando novas estratégias de como trabalhar em cima da diminuição dos casos de malária”, pontuou.

A programação da oficina inclui discussões sobre metas de eliminação da malária no estado, ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento, estratégias de diagnóstico e tratamento, além da apresentação de atividades propostas para curto, médio e longo prazo. O evento encerra no dia 19 de outubro com esclarecimentos finais e encaminhamentos dos Planos Municipais de Eliminação da Malária.

Confira a programação

18 de outubro

Manhã

8h45 às 9h10 – Apresentação de diferentes estratégias e desafios para eliminação da malária em área indígena.

9h10 às 9h30 – Apresentação da Mastriz SWOT e dinâmica da oficina e estratégia de gestão 5W2H

9h30 às 10h30 – Discussão em grupos sobre o direcionamento das ações segundo cenário de transmissão e inserção na planilha 5W2H – eixo Diagnóstico e tratamento

10h50 às 11h50 – Discussão em grupos sobre o direcionamento das ações segundo cenário de transmissão e inserção na planilha 5W2H – eixo Gestão/Vigilância

Tarde

14h às 16h – Discussão em grupos sobre o direcionamento das ações segundo cenário de transmissão e inserção na planilha 5W2H – eixo Educação em saúde – eixo Vigilância Entomológica e Controle Vetorial

16h20 às 17h05 – Apresentação das atividades propostas (curto, médio e longo prazo) – Grupos 1 e 2

18h15 Encerramento

19 de outubro

Manhã

8h25 às 9h40 – Apresentação das atividades propostas (curto, médio e longo prazo)- Grupo 3

9h40 às 10h10 – Discussão

10h30 às 11h30 – Apresentação das atividades propostas (curto, médio e longo prazo) – Grupo 4

11h30 às 12h – Discussão

Tarde

14h às 15h – Apresentação das atividades propostas (curto, médio e longo prazo) – Grupo 5

15h às 15h30 – Discussão

15h50 às 17h – Encaminhamentos – Planos Municipais de Eliminação da Malária

17h às 18h – Esclarecimentos finais

18h – Encerramento do evento

Victória Teixeira

 

Veja também

Topo