Pioneira na mediação e conciliação, a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) participará do VI Congresso FMC para a Mediação de Conflitos. O evento acontece em Portugal e é organizado pela Federação Nacional de Mediação de Conflitos (FMC) com o apoio da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ).
Com o tema “Uma cultura entre culturas”, o congresso quer facilitar a partilha e discussão de esforços colaborativos na mediação de conflitos em diversas áreas de atuação. Dentro da DPE-RR, a Câmara de Conciliação e Mediação nasceu como alternativa para a solução de conflitos de modo consensual de maneira pré-processual.
Na Câmara de Conciliação da DPE-RR, o público pode tratar de assuntos como guarda dos filhos, divórcio, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e reconhecimento/dissolução de união estável.
A defensora pública e titular da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da DPE, Elceni Diogo, que representará a Defensoria, afirma estar feliz em poder participar do evento. O evento ocorre nesta quinta-feira, 19, e a participação dela será online.
“É uma oportunidade de divulgar o trabalho realizado pela Defensoria Pública de Roraima com as comunidades, trabalhando especialmente com o foco da mediação comunitária, a ideia de mediação para uma comunidade participativa. Estou muito feliz de participar”, disse.
Sobre a FMC
A FMC é uma instituição sem fins lucrativos constituída em 2012 com vista a promover, desenvolver e divulgar os meios complementares de resolução de conflitos, bem como apoiar a função social e dignidade da mediação e a promoção do respeito pelas melhores práticas e técnicas conhecidas.