Os deputados estaduais enalteceram a importância da medicina durante entrega da Comenda Orgulho de Roraima a profissionais da área, nesta terça-feira, 18, data em que se comemora o Dia do Médico no Brasil. A solenidade ocorreu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
De acordo com o presidente do Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), os deputados estão dispostos a lutar pelas demandas da classe médica, que já solicitou algumas providências da Casa junto ao Executivo. Ele também agradeceu o empenho, dedicação e amor dos profissionais direcionados a todos os pacientes, estejam eles na rede pública ou privada.
“Toda a classe trabalhadora deste país é importante, mas algumas se destacam, são abençoadas e enviadas por Deus. Ele elege e capacita pessoas para preservar vidas, e sabemos que os médicos são essas pessoas. Quero agradecer a todos que cuidam de nós, seja quem consegue arcar com recursos próprios ou quem busca a saúde pública. Lá estão vocês. Merecem nosso respeito e gratidão”, afirmou Sampaio.
O vice-presidente do Legislativo, Marcelo Cabral (Cidadania), disse que os deputados sempre tiveram um cuidado especial com os médicos. “Antes, Roraima não tinha universidade, e os médicos eram formados fora, e muitos vieram para cá por opção. De alguns anos para cá, chegou a UFRR [Universidade Federal de Roraima] e muitos homenageados hoje foram formados lá. Parabéns a vocês que zelam pela vida das pessoas”.
Médico e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento do Poder Legislativo, o parlamentar Dr. Cláudio Cirurgião (União) avaliou que, apesar de a profissão ser importante e difícil, os profissionais nunca abandonaram a sociedade roraimense antes, durante ou depois da pandemia de covid-19.
“Nossa vocação é essa vontade de cuidar e consolar, muitas vezes. Hoje foi um dia especial, porque recebemos muitos amigos, colegas de trabalho, que contribuíram para o desenvolvimento de Roraima e para o cuidado das pessoas. Se hoje respiramos, devemos a Deus, é claro, mas também a esses médicos que dedicam suas vidas para cuidar de nossos familiares e amigos”, enalteceu.
Atuação do Parlamento
A deputada Aurelina Medeiros (PP) afirmou que o Parlamento conhece de perto as dificuldades da profissão e as angústias, às vezes, pelo que não podem fazer. “Vejo dedicação em cada médico. Hoje quero registrar nosso reconhecimento e respeito a todos”, falou.
Catarina Guerra (União) lembrou que o médico compartilha conhecimento ao indicar os remédios necessários para melhorar o quadro dos pacientes, e ao tirar dúvidas relacionadas à saúde. “Quero agradecer a cada um pela convivência, pela amizade. Independentemente de suas especialidades, cada um contribui para a sociedade”, declarou.
Durante a solenidade, o deputado Coronel Chagas (PRTB) recordou que outros médicos já foram homenageados pela ALE-RR e frisou que só recebe a comenda “quem verdadeiramente inspira bons sentimentos” nas pessoas. O parlamentar Chico Mozart (PP) complementou que a profissão é “bonita” e que os médicos homenageados “são a alegria e orgulho de Roraima”.
No evento, o deputado Éder Lourinho (PSD) contou situações familiares em que precisou de intervenções médicas. “Hoje eu fico feliz. Tem médico que chega e tranquiliza o paciente. Por isso, peço que Deus abençoe a vocês e suas famílias”.
O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) também mencionou um acidente que sofreu há 20 anos e que voltou a andar após intenso tratamento médico. “Tenho uma gratidão grande pela classe. O médico pensou que eu nunca mais iria voltar a andar. Estou 99% bom graças a Deus e à medicina. Quero pedir que Deus abençoe a todos os médicos que diminuem o sofrimento das pessoas”.
Médicos ajudam na formação de novos profissionais
Estiveram compondo a mesa na sessão especial o secretário-adjunto estadual da Saúde, Edson Castro, o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Geraldo Ticianeli, o médico e ex-deputado estadual Helder Grossi, e o presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR), Domingos Sávio Matos, recém-empossado no cargo.
“Além de cuidar, realizar um atendimento de saúde, eles também se dedicam à formação médica. Formar bem, com qualidade e excelência, é uma obrigação. Mas, formar e mudar essa realidade social, é fundamental para o desenvolvimento do Estado. Quero parabenizar a todos os professores que têm como missão materializar o sonho daqueles que querem se formar em medicina, principalmente os mais vulneráveis”, disse Ticianeli.
Domingos Sávio Matos destacou que a medicina está sob ataque no Brasil, com profissionais atuando sem registro e outros que invadem a competência médica. “É importante num momento como esse ter esse reconhecimento aos médicos que atuam de maneira incansável”, completou.
O deputado Rarison Barbosa (PMB) afirmou que “o Parlamento está de parabéns por esse evento voltado para aqueles profissionais que salvam vidas, por entender a responsabilidade que eles têm. Os médicos e todos os profissionais de saúde são essenciais para nossa sociedade, que têm trabalhado diuturnamente para salvar vidas nos hospitais, na maternidade, no Hospital da Criança”.
Isamar Júnior (Podemos) afirmou que a formação médica é “linda”, pois é voltada a “salvar vidas, curar as pessoas, dedicando suas vidas, às vezes, doentes”. “Que Deus possa iluminá-los quando estiverem atendendo”. A deputada Joilma Teodora (Podemos) também se manifestou e disse que os médicos são verdadeiros anjos na terra. “Tenho total confiança nesses profissionais. Quando vejo um médico já me sinto bem e curada”.
Profissão nobre e importante
A Comenda Orgulho de Roraima foi criada em 2009 e é concedida a pessoas físicas, jurídicas ou organizações que se tornaram símbolo e referência para a população do Estado a partir de suas atuações. Os médicos agraciados, assim como todos os que são homenageados, foram reconhecidos e aprovados em sessão plenária.
O deputado Idazio da Perfil (MDB) também se pronunciou e agradeceu a categoria. Além de Cassandra Mangabeira, indicada por ele para receber a comenda, o político também estendeu a homenagem à doutora Magnólia Rocha, que está à frente da Liga de Combate ao Câncer em Roraima. “É um momento em que essas pessoas estão mais sensíveis e precisam ser bem tratadas, ouvir uma palavra de apoio e esperança. Ficam meus agradecimentos”, acrescentou.
Para a deputada Angela Águida Portella (PP), indicar os médicos para recebimento da comenda é uma forma de reafirmar o quão importante eles são para o bem-estar da sociedade e para a saúde de todos.
“Essa homenagem é uma forma de dizer o quão importante eles são. Todos nós temos uma história de um profissional que fez diferença na nossa família. Às vezes, eles são mal interpretados, mal compreendidos, quando o tratamento dá certo, ótimo, quando não vai bem, tem a questão da culpabilidade. Hoje é uma forma de dizer o quanto agradecemos a eles que se dedicam tanto à sociedade”, avaliou.
Marcos Jorge (Republicanos) afirmou que a profissão é “nobre e importantíssima no dia a dia da sociedade, já que os médicos doam tempo para ajudar o outro”. Marcinho Belota (PRTB) elogiou os profissionais e disse que “enquanto muitos de nós estão dormindo, vocês estão salvando vidas”.
O deputado Neto Loureiro (PMB) também disse que os médicos têm a nobre missão de cuidar e salvar as pessoas. “Às vezes, buscamos apenas nos momentos mais difíceis, e eles sempre estão de braços abertos para nos ajudar”.
O requerimento para a sessão especial foi assinado pelos deputados listados abaixo, que indicaram os nomes para receber a honraria: Dr. Cláudio Cirurgião (União), Aurelina Medeiros (PP), Angela Águida Portella (PP), Armando Neto (PL), Catarina Guerra (União), Coronel Chagas (PRTB), Chico Mozart (PP), Éder Lourinho (PSD), Gabriel Picanço (Republicanos), Idazio da Perfil (MDB), Isamar Júnior (Podemos), Joilma Teodora (Podemos), Marcelo Cabral (Cidadania), Marcos Jorge (Republicanos), Marcinho Belota (PRTB), Renato Silva (Podemos), Rárison Barbosa (PMB), Soldado Sampaio (Republicanos) e Neto Loureiro (PMB).
Josué Ferreira