Uma investigação realizada por agentes da PCRR (Polícia Civil de Roraima), lotados no GRI (Grupo de Resposta Imediata) e no 2° e 4° DP (Distrito Policial), resultou no esclarecimento a um roubo praticado contra uma idosa, de 62 anos, no bairro Paraviana, em menos de 24 horas. Dois homens foram presos em flagrante e um adolescente apreendido por envolvimento no crime.
De acordo com informações prestadas pelo diretor do DPJC (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Fernando Olegário, a vítima registrou Boletim de Ocorrência no 1° DP, relatando que o crime ocorreu por volta das 10h14 de ontem, dia 17, na rua Moisés de Souza Cruz, no bairro Paraviana. A mulher recebeu uma encomenda via internet e, após entrar em sua casa, a campainha tocou em seguida. Acreditando que o entregador havia esquecido de lhe entregar algo, a idosa abriu a porta, sem averiguar antes quem seria.
Na ocasião, ela foi surpreendida por dois homens armados com uma faca, que a renderam e anunciaram o roubo. Em posse do celular da vítima, eles lhe ordenaram que ela realizasse transferências via PIX para a conta de um deles.
“Bastante nervosa, ela informou não saber realizar a transferência. Os indivíduos insistiram que ela realizasse a transação, mas, ao perceberem que ela não iria conseguir, fugiram do local levando o celular da vítima”, disse o diretor.
Ao ser comunicada do crime, a Delegacia-Geral acionou a equipe de plantão do GRI, coordenada pelo delegado Fernando Olegário.
“Imediatamente foram iniciadas as diligências e, com a continuidade das investigações, os agentes esclareceram o crime. Foram realizadas várias diligências ao longo do dia de ontem e identificado que um veículo Gol deu cobertura aos criminosos. Eles passaram várias vezes em frente da casa vítima, até que entraram e saíram em seguida. O veículo ficou aguardando os dois e deu fuga aos criminosos”, detalhou.
Depois do roubo, a vítima começou a gritar e um morador do bairro seguiu a dupla e conseguiu filmar os dois.
“A equipe diligenciou de forma ininterrupta e na manhã de hoje foi possível identificar a placa do veículo utilizado no crime, um Gol de cor cinza. Por volta das 10 horas de hoje, os policiais estavam em diligências no cruzamento das Ruas do Araçazeiro com Sibipiruna, no Bairro Paraviana, quando o veículo utilizado no crime passou e, de imediato, iniciou-se o acompanhamento até sua abordagem na Avenida Capitão Júlio Bezerra”, disse o delegado.
O condutor do veículo foi identificado como sendo V. B., de 42 anos. Ao ser questionado sobre o roubo, a princípio informou que era motorista de aplicativo e que apenas teria sido contratado para realizar uma corrida até o local onde ocorreu o crime. Porém, confrontado com as informações colhidas nas investigações, ele informou que um dos assaltantes era seu filho de nome P. H. M. B., de 18 anos, juntamente com um amigo dele, um adolescente de 17 anos.
Na continuidade das diligências, os agentes localizaram P. H. M. B., em sua residência, no bairro Pricumã. Ele confessou o crime e disse que seu pai foi quem planejou toda a ação criminosa e tinha informações privilegiadas do local, além de ser o motorista do veículo gol utilizado na execução do crime.
Em poder de P. H. M. B., foi encontrado o aparelho celular roubado da vítima, além do moletom na cor branca, um boné na cor preta, uma calça e um tênis, ambos na cor cinza utilizados por ele no momento da ação criminosa.
Após a prisão de pai e filho, os agentes localizaram a residência do adolescente de 17 anos, no Bairro União. No local, a mãe dele informou seus dados e levou a Polícia até uma Instituição pública, onde ele participava de um curso. Segundo o adolescente, ele foi convidado para fazer o roubo e receberia o valor de R$ 5.000,00 pelo crime. Disse ainda que foi levado ao local pelo amigo e o pai dele, que dirigia o veículo.
“O adolescente informou que foi orientado por seu amigo a levar uma corda que seria utilizada para amarrar a vítima, caso ela reagisse à ação criminosa”, detalhou o delegado.
Ainda segundo Olegário, o acusado V. B., é padrasto de uma jovem que foi casada com um familiar da vítima. Ele relatou ter frequentado a casa e que lhe chamou a atenção o fato de os integrantes da família sempre comentarem que estavam bem financeiramente. Ele disse ainda que guardava mágoa do ex-companheiro de sua enteada, devido a separação e os problemas que ela enfrentou para ter à guarda do filho do casal.
Pai e filho foram autuados em flagrante por crime de roubo majorado cometido com o emprego de arma branca, corrupção de menores e concurso de pessoas. O adolescente foi ouvido e vai responder ao Ato Infracional em um procedimento a ser instaurado na Delegacia Especializada. Os dois adultos foram apresentados na Custódia da Polícia Civil ontem e, na manhã desta quinta-feira, dia 19, foram apresentados na Audiência de Custódia, onde tiveram a prisão em flagrante homologada e convertida em prisão preventiva.