TRE-RR inocenta senador Hiran Gonçalves de acusação de troca de votos por atendimento médico

Decisão ocorreu na sessão desta segunda-feira, 23, pela Corte Eleitoral de Roraima; testemunhas contrárias não apresentaram provas. – Foto: Ascom Parlamentar

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE) julgou improcedente ação impetrada pela Coligação Roraima Muito Melhor (partido MDB) contra o senador Hiran Gonçalves (Progressistas) nesta segunda-feira, 23, por unanimidade, por suposta troca de votos a consultas e cirurgias oftalmológicas no pleito de 2022, quando Hiran concorreu ao cargo de Senador da República.

Conforme relatório apresentado pela desembargadora Tânia Vasconcelos, as informações apresentadas pelo MDB não foram suficientes para caracterizar favorecimento ao candidato, à época. As testemunhas, profissionais de comunicação de emissora local, relataram “ouvir dizer” sobre a suposta troca de votos durante atendimento no “Malocão da Codesaima”, em 2022.

Ao saber da notícia nesta segunda-feira, o senador Hiran Gonçalves comemorou ao lado de pacientes que aguardavam atendimento médico. “Eu faço isso porque é um compromisso da minha vida cuidar das pessoas, principalmente das mais humildes, em um ambiente limpo, organizado, moderno. Eu respeito as pessoas”, disse ele.

Entenda o caso

Em 29 de setembro de 2022, uma equipe de reportagem esteve em ação do Governo do Estado e filmou atendimento feito no caminhão da Clínica Proftalmo, no Malocão da Codesaima e que teriam recebido encaminhamento do SUS para cirurgias na clínica. Contudo, o material veiculado na TV e em site de notícias não demonstrou a irregularidade apresentada na ação.

 

Veja também

Topo