Parlamento Jovem: votação final de discursos está aberta com quatro finalistas roraimenses

O PJB chegou à fase de seleção final dos discursos que foram elaborados pelos estudantes durante a Jornada de Aprendizagem Cidadã. – Fotos: Ascom/Seed

Os autores roraimenses participam da etapa nacional, por meio de votação online no site https://evc.camara.leg.br/votacao-pjb-2023/. Caso sejam escolhidos nesta fase, eles irão para Brasília (DF) e terão uma vivência parlamentar.

Os estudantes Diego Lawrence Sampaio Johnson, da Escola Estadual Monteiro Lobato, Meire Lúcia Sebastião Araujo, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Padre José Monticone (Mucajaí), Salomão Pereira dos Santos, da Escola Estadual Gonçalves Dias e Henrik da Silva Monteiro, do Colégio Estadual Militarizado Maria Mariselma de Oliveira Cruz (Mucajaí) concorrem nesta etapa.

“Todos podem participar da votação popular. Os vídeos estão publicados no site do PJB da Câmara dos Deputados. Basta clicar no link ‘Roraima’, assistir aos discursos e votar naquele que mais lhe representa”, explicou a coordenadora do PJB em Roraima, Maria Nilda Araújo Lima.

Para realizar a votação popular não precisa fazer cadastro prévio no site da Câmara, no entanto, será contabilizado apenas um voto por pessoa. O próprio autor pode votar, assim como sua família e comunidade escolar. O período de votação segue até o dia 10 de novembro.

Os trabalhos abordam o tema “A educação que queremos”. O melhor discurso levará seu autor à etapa nacional do PJB em Brasília. A seleção final será realizada pela combinação da avaliação de especialistas da Câmara dos Deputados, votação dos próprios praticantes da Jornada e também votação popular.

A avaliação dos especialistas representará 60% da nota final; a votação popular e a votação dos pares representarão, cada uma, 20% da nota final. No total, 27 jovens serão selecionados – um representante de cada Unidade Federativa.

O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de novembro. “Então os estudantes da campanha, assim como a escola podem divulgar a votação, compartilhar os vídeos em suas redes sociais para incentivar o público a participar da votação e pedir votos”, disse a coordenadora.

Os estudantes selecionados viajarão para Brasília para conhecer a Câmara dos Deputados e participar de uma série de atividades como acompanhamento de audiências públicas e do trabalho dos deputados federais.

Eles também vão elaborar a Carta do PJB à Câmara dos Deputados, que deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos parlamentares, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação.

Os professores apoiadores acompanharão os estudantes em sua viagem e participarão de um encontro de troca de experiências com os demais educadores.

PJB

É um programa de educação para democracia desenvolvido pela Câmara dos Deputados em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. É voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares.

As atividades proporcionam experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos do programa é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa. Podem participar do PJB estudantes, que tenham entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados no ensino médio, em modalidades integradas ou que estejam concluindo o segmento na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Layse Menezes

 

Veja também

Topo