Semana de graduação reúne alunos dos cursos de licenciatura e tecnologia em vasta programação no IFRR

Evento visa proporcionar formação continuada para professores, estudantes, egressos. – Foto: Ascom/IFRR

Teve início na segunda-feira, 23 e segue até sexta-feira, 27, a Semana de graduação, edição 2023, organizada pelo Departamento de Graduação do Campus Boa Vista (DEG/CBV/IFRR), com o apoio das coordenações dos cursos superiores do Campus, da Diretoria de Ensino (Diren) e dos demais setores estratégicos da unidade de ensino.

O evento visa proporcionar formação continuada para professores, estudantes, egressos, bem como, para toda a sociedade local e de outras localidades do país, considerando que o evento tem atividades híbridas, inclusive com transmissão ao vivo por meio do canal do youtube: https://boavista.ifrr.edu.br/dead, de parte das atividades programadas.

De acordo com o diretor de Ensino do CBV, professor Ananias Noronha, “a semana apresenta ações voltadas também para a reflexão sobre o ensino superior no IFRR, buscando fortalecer as bases de nível desse ensino e debater sobre a nossa prática, para que possamos melhorar, dia a dia, as ações e atividades ofertadas em nosso Campus”, disse.

Ensino de línguas e literatura, uso de mídias em sala de aula, direitos das mulheres, práticas pedagógicas, ensino remoto, metodologias ativas, tecnologias digitais voltadas ao ensino de matemática, meio ambiente, questões de gênero são alguns dos temas contemplados nas diversas atividades dos eventos que integram a semana.

Diversidade – O Grupo de Pesquisa Formação Docente, Diversidade Sexual e de Gênero na Educação Profissional e Tecnológica (GP-FDdisgEPT), do CBV/IFRR participou da Semana de Linguagem, por meio da Sala temática “Diversidade sexual e gênero”, que ocorrerá na tarde desta terça-feira, 24. Dentre os temas abordados na comunicação oral destacam-se: diversidade linguística do português – as construções identitárias da comunidade lgbt+ e o pajubá em seus aspectos lexicais; as territorialidades e os lugares de (in)visibilidade das travestis em Boa vista-RR; violência “lgbtifóbica” nas escolas; diversidade sexual e de gênero em linguagens: processos de (re)conhecimento e espaços de resistência na contemporaneidade; o discurso conservador e a função da arte no mundo em crise: a política do silêncio no “mormaço cultural”, em Boa vista-RR.

Para a líder do grupo de pesquisa, Ana Paula Santos de Oliveira, fazer parte da Semana de Linguagem do IFRR é motivo de comemoração para o grupo de pesquisa, que vem desenvolvendo diversas ações ao longo do ano. “A sala temática “Diversidade sexual e gênero” se constituiu em um espaço de discussão, de conscientização envolvendo a comunidade LGBTQIA+. Enquanto construção coletiva do grupo de pesquisa, a sessão contou com a apresentação de estudos desenvolvidos por professores e estudantes do IFRR e da Universidade Federal de Roraima (UFRR), de diferentes áreas do conhecimento – Letras, Pedagogia, História e Geografia. São olhares específicos sobre a temática, do ponto de vista teórico, mas que convergem no propósito de gerar debates e reforçar a tomada de posição na perspectiva da inclusão de uma população marginalizada e invisibilizada pela sociedade”, enfatizou Ana Paula.

Virginia Albuquerque

 

Veja também

Topo