No acumulado de 2023 a economia roraimense registrou um saldo positivo de 4.334 empregos formais. O destaque é para o setor de serviços, responsável por impulsionar 76% do total das vagas geradas no período de janeiro a agosto, com a abertura de 3.302 novas oportunidades de trabalho.
Um levantamento feito pela Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), com base nos dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mostra que só no mês de agosto Roraima criou 689 empregos. Esse saldo indica que a variação do estoque de trabalhadores no mês foi de 0,91%. Como resultado, o Estado atingiu um total de 76.421 empregos com carteira assinada, sendo este mais um número recorde em 2023.
“O destaque em contratações no mês mais uma vez foi o setor de serviços, que gerou o maior número de empregos formais, com 1.619 admissões e 1.217 desligamentos, gerando um saldo de 402 e atingindo a maior variação do estoque do setor a nível nacional”, revelou o secretário da Seplan, Rafael Fraia.
Na sequência, outro setor que chama atenção na trajetória ascendente da geração de empregos em 2023 é a agropecuária, que ocupa a segunda maior variação de estoque do setor no Brasil.
Para o governador Antonio Denarium, o saldo positivo de empregos formais em Roraima é fruto de um planejamento estratégico que visa impulsionar a economia local. Ele ressalta que a política adotada pelo governo tem como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico de forma sustentável, garantindo a geração de oportunidades de trabalho para a população.
Além disso, ele destaca a importância da desburocratização para facilitar a abertura e a manutenção de empresas no Estado. “Ao simplificar os processos burocráticos, o poder público consegue proporcionar um ambiente mais favorável aos negócios, o que atrai investimentos e impulsiona o crescimento das empresas”, frisou.
Roraima tem o maior crescimento em abertura de empresas do Brasil
Segundo dados do painel do mapa de empresas, copilados pela Seplan, Roraima ocupa o 1º lugar, com maior crescimento de empresas (8,1%), em nível nacional no período de janeiro a julho de 2023, acima do crescimento médio do país (5,2%).
O Estado ainda se destaca quanto ao tempo médio de abertura de empresas. Enquanto no país a média é 1 dia e 3 horas, Roraima apresenta tempo de 12,9 horas. Quanto ao tipo de atividades das empresas, em Roraima destacam-se serviços em geral (42,2%) e comércio em geral (39,5%).
Em relação ao ramo de serviços no estado, entre 2018 e 2023 (até julho), Roraima apresentou crescimento de 37% do total de empresas ativas (16.977) com abertura de 12.418 no período.
Maria Fernanda Azevedo