Da dedicação das salas de aula ao pódio do 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), a professora de Língua Portuguesa Eliane da Silva conquistou quatro prêmios na cerimônia de premiação realizada nesta segunda-feira, 30.
Sua paixão pelo ensino e seu empenho em capacitar os estudantes a participarem do concurso com suas próprias redações foram reconhecidos com grande entusiasmo durante a cerimônia de premiação realizada na Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).
Eliane da Silva foi homenageada com prêmios de 1º e 3º lugar na Categoria Ensino Fundamental e 1º e 2º lugar na Categoria Ensino Médio.
A educadora conta que já era reconhecida como “Professora dos concursos”, pois os alunos e a escola já lhe tinham como referência no assunto pela sua dedicação, planejamento e orientação, anualmente.
“Gosto muito de trabalhar com redações, pois tratam de temas relevantes dentro da sociedade. Nós ultrapassamos o muro da escola e adentramos fora dela. Temos que preparar nossos alunos também para o mundo lá fora. Concursos de redação, como esse, lhe preparam até para o Enem, uma prova que tanto os assusta. Eu abraço o tema, e é mais uma estratégia de ensino e de aprendizagem que eu levo para os meus alunos”, pontuou.
Para ela, a premiação de quatro alunas trouxe a resposta de que ela está no caminho certo. “Às vezes, a gente fica se questionando: Será que minha metodologia está correta? Será que devo levar essa abordagem para o meu aluno? Então, com essa premiação, veio a resposta”, afirmou.
Eliane foi parabenizada durante a cerimônia por sua dedicação exemplar em orientar os alunos não apenas como escritores, mas também como cidadãos responsáveis e pensadores críticos.
“Acredito que estou fechando com chave de ouro porque já dei entrada na minha aposentadoria. E, nossa, Deus é tão maravilhoso. Acho que estou encerrando essa etapa da minha vida, como professora, da melhor forma possível”, finalizou Eliane.
Para o defensor público geral, Oleno Matos, homenagear Eliane por seu papel vital em criar um ambiente educacional inclusivo e estimulante é essencial para promover o aprendizado e a criatividade entre os estudantes em concursos no Estado.
“A dedicação e a paixão da professora Eliane por seu trabalho são verdadeiramente inspiradoras. Parabenizamos seu compromisso em orientar e inspirar os alunos a alcançarem seu potencial máximo na escrita criativa, impactando na educação e na vida de seus alunos”, afirmou o defensor.
A DPE-RR parabeniza, mais uma vez, a professora Eliane da Silva por sua notável conquista e agradece por seu valioso contributo para a educação e o desenvolvimento dos jovens escritores de Roraima.