A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) vai realizar processo seletivo para selecionar 30 alunos entre 10 e 14 anos matriculados nos ensinos fundamental e médio para o Projeto Sanitarista Mirim. O programa confere aos alunos o papel de difusores da agência sobre ações de defesa e sanidade animal e vegetal, além de segurança alimentar e meio ambiente.
As inscrições são online e vão até sexta-feira, 3. Os estudantes interessados precisam preencher o formulário por meio deste link. O resultado da homologação será divulgado na próxima segunda-feira, 6, no site oficial da agência. A seleção será feita por meio de concurso de redação com o tema 15 Anos da Aderr.
Conforme o edital, o participante deve entregar a redação em envelope lacrado e devidamente identificado com o nome completo, CPF e a frase: “Projeto Sanitarista Mirim”, na sede da Aderr, entre os dias 7 a 13 de novembro, no horário de 07h30 às 13h30. O órgão está localizado na rua Coronel Mota, 1142, Centro.
O presidente da agência estadual, Marcelo Parisi, explicou que o Projeto Sanitarista Mirim é fruto de parceria com a deputada Ângela Águida Portella, que destinou emenda no valor de R$ 150 mil para custear as despesas da execução do programa, que terá duração de seis meses.
“É mais um trabalho de fundamental importância do Governo de Roraima para a sociedade, pois vai levar informações sobre a sanidade animal e vegetal, segurança alimentar e meio ambiente por meio de jovens multiplicadores selecionados para esse fim. Disseminar educação sanitária também é uma forma de garantir saúde pública”, afirmou Parisi.
O Projeto
O projeto proporciona que alunos de 10 a 14 anos matriculados nos ensinos fundamental e médio em escolas de Boa Vista se tornem agentes multiplicadores de educação sanitária, desenvolvendo um exercício pleno da cidadania com melhoria na qualidade de vida da população em geral.
O Sanitarista Mirim contempla as seguintes atividades: capacitação de crianças e adolescentes quanto à saúde humana, animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar, proporcionando, por meio de ações de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária, pleno exercício da cidadania com melhoria na qualidade de vida da população.
Além disso, o projeto divulgará informações sobre medidas de controle e prevenção de doenças animais, zoonoses e doenças vegetais para a sociedade em geral em instituições públicas, escolas, shoppings, praças e outros pontos de interesse.
Cada um dos 30 alunos aprovados e com presença comprovada de participação nas atividades vai receber, ao final do projeto, um tablet e o certificado de participação no projeto Sanitarista Mirim.
Para mais informações sobre a seleção, acesse o link que contém o edital e a prorrogação https://docdro.id/07t934w.
Elias Venâncio