A 11ª edição do Forint (Fórum de Integração, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) está cheia de novidades e uma delas é a oficialização de um espaço na programação para lançamento de livros e revistas, que podem ser submetidos para inscrição no evento até o próximo dia 5.
Uma das coordenadoras da ação de divulgação de obras científicas e literárias, a professora Joelma Fernandes explica que essa iniciativa surgiu em razão de que nas edições anteriores alguns livros eram expostos, mas de maneira casual. A intenção agora foi oficializar para selecionar as obras e prestar um melhor suporte para esta divulgação.
“Identificamos esta necessidade a partir da realização de fóruns passados e entendemos a importância de abrirmos e dedicarmos de maneira mais adequada um espaço na programação para dar destaque a essas produções científicas e literárias, sobretudo da comunidade interna e local”, comentou.
Ela informou ainda que faz parte da ação, que tem participação aberta à comunidade, momento de autógrafos, apresentação de vídeos de divulgação e comercialização das obras.
“Muitas vezes essas obras são publicadas, mas não têm um financiamento institucional. Então, será possível também para as pessoas aprovadas na submissão, caso tenham interesse, além da apresentação, também a comercialização do que foi produzido”, explicou.
Para submeter uma obra, as pessoas interessadas devem acessar este link até o próximo dia 5, quando acaba o período de inscrição geral para o evento. Há categorias disponíveis para estudantes, servidores, pessoas formadas na instituição e comunidade em geral.
Forint
A 11ª edição do Forint, com o tema “Educação profissional na perspectiva da inovação tecnológica”, está sendo organizada em um formato voltado para a difusão (em forma de comunicação oral, apresentação de pôsteres, oficinas, palestras, minicursos, mesas-redondas) de trabalhos desenvolvidos no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação tecnológica.
O objetivo é promover um intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e pessoas de toda a sociedade, que tenham interesse em ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.
Ao final do fórum, os trabalhos científicos submetidos e apresentados serão reunidos para compor os anais e/ou e-book da edição 2023, conforme a modalidade de submissão.