A internet traz diversas oportunidades e facilidades, porém, muitas pessoas ainda não têm segurança em, por exemplo, colocar os seus dados para fazer uma cotação de seguros online. Mas, com o avanço tecnológico, temos visto uma maior segurança em navegar no mundo digital.
Se olharmos o número de ataques cibernéticos ou golpes realizados na internet, conseguimos entender as pessoas que ainda não conseguem utilizar das vantagens que uma plataforma de cotação de seguro pode agregar.
Mas com a evolução da tecnologia podemos ver diversas formas de combater estes problemas. A primeira delas podemos dizer que nem é tanto tecnológica, mas é um grande avanço, que é a criação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Esta lei veio dar proteção a todos os dados que são inseridos em plataformas na internet.
Abaixo, abordamos um pouco sobre este assunto e aproveitamos para mostrar alguns cuidados importantes. Confira!
Cuidados importantes que devemos tomar ao fazer uma cotação online
Mesmo com o fortalecimento da segurança na internet, é essencial tomarmos alguns cuidados para não termos problema enquanto estivermos navegando, seja por um vírus ou até mesmo vazamento de dados.
Por este motivo, que as empresas que prestam serviço na internet têm investido cada vez mais para deixar todo o processo desde o primeiro contato até, se necessário, o pagamento seguro. Afinal, se o consumidor tem qualquer tipo de problema, ele não volta mais na plataforma.
Por isso, separamos dicas essenciais para você fazer a cotação online do seguro do seu automóvel sem se preocupar.
1. Tenha certeza da segurança do site
A primeira coisa que precisamos analisar é se o site que iremos colocar os nossos dados é realmente uma plataforma segura. Para descobrir isso, navegue pelo site e verifique se ele oferece um atendimento ao cliente, se a URL dele é um endereço seguro, dentre outros detalhes.
Se ainda estiver com dúvida, busque por informações da plataforma em sites de reclamação ou pergunte a amigos se já utilizaram a corretora para fazer uma cotação.
O mais importante é você ter certeza de que está tudo certo e os seus dados não serão utilizados para outra finalidade.
2. Crie senhas fortes
Infelizmente devido a alta demanda acabamos utilizando senhas fáceis de lembrar, não é mesmo? Porém, isso não é recomendável. Tente, se possível, colocar letras minúsculas com letras maiúsculas, além de caracteres especiais. Desta forma, será mais difícil de alguém descobrir a sua senha e, por exemplo, pegar os seus dados.
Um relatório divulgado pela Mobile Time/Opinion Box mostrou que a senha “123456” é muito utilizada no Brasil, seguida de “Brasil” e “123456789”.
Mais uma forma de trazer mais proteção quando estamos navegando na internet é a verificação em duas etapas.
3. Não acesso Wi-Fi público
Quando estamos realizando a cotação de seguro online diversos dados são solicitados para que as propostas enviadas fiquem mais perto da realidade, não é mesmo? Por isso, não é recomendada a utilização deste tipo de conexão, já que ela não é considerada segura.
Então, se não tiver outro jeito, tome bastante cuidado com as informações que serão compartilhadas. Além disso, assim que possível, saia desta conexão e vá para um wi-fi seguro ou até mesmo utilize os dados móveis do seu smartphone. Desta forma, você diminui a probabilidade de cair em algum golpe.
4. Não esqueça do antivírus
Como falamos, uma das formas de sofrermos com golpes na internet é a invasão de vírus. Inclusive existem vírus que quando invadem um sistema, chegam até a pedir dinheiro de resgate para devolver todas as informações que foram “sequestradas”.
Por este motivo, manter o antivírus atualizado tanto no computador quanto no smartphone trará mais proteção na sua navegação.
Pronto! Agora, que você já conhece algumas dicas de como fazer uma cotação online de seguro mais seguro, aproveite para não deixar nada desprotegido. Ah! Não esqueça de tirar todas as dúvidas com o corretor de seguros. Desta forma, você entenderá exatamente o que está contratando e, caso precise utilizar, já sabe o que está na cobertura da apólice.