O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), realizou nesta terça-feira, 7, o 1º Fórum Roraimense sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O evento teve como objetivo sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância da construção conjunta de uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Estado de Roraima, além de debater sobre a Sustentabilidade, ODS e Organização das Nações Unidas, o Eixo do Plano de Sustentabilidade do Estado (Roraima 2030), com ênfase no Bem-Estar.
O encontro contou com a participação de gestores, trabalhadores, secretários estaduais e municipais, conselheiros, autoridades e demais atores do SUAS (Sistema Único da Assistência Social).
De acordo com a coordenadora nacional do Movimento ODS, Sandra Leocádio, o 1º Fórum dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Roraima tem como destaque a agenda 2030 pactuado com 193 Países na ONU.
“Em Roraima temos o Movimento Nacional ODS, uma parceria com o Governo do Estado, na qual iremos trabalhar os 17 objetivos com as 169 metas para o cumprimento da Agenda 2023. É muito importante principalmente em relação ao meio ambiente, redução da fome, mortalidade infantil e demais objetivos”, disse Sandra.
Segundo o coordenador da CRSUAS (Regulação do Sistema Único da Assistência Social), Hermes Vissotto, a ação faz parte da Agenda 2030 por meio do Plano de Desenvolvimento Sustentável.
“O Fórum é importante para debater sobre a sustentabilidade dos 17 objetivos da ONU, que se encontram no Roraima 2030, o plano de sustentabilidade do nosso Estado”, afirmou Hermes.
A titular da Setrabes, Tânia Soares, destacou que a realização do Fórum, tem iniciativas que consideram as necessidades da população do Estado Roraima, buscando um alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“Foi um momento de articulação entre pessoas, grupos, agências e instituições, que tem em comum o objetivo de apresentar e compartilhar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população Roraimense”, finalizou Tânia.
Foram ministradas quatro palestras com diferentes temas relacionados aos ODS e, ao final do evento, foi realizada a assinatura da adesão ao Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. Esses objetivos são:
Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura;
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Ágata Lima