Mais de 1000 atletas participam da 4ª edição do torneio “Taça Vôlei é Vida”, que ocorrem nos dias 15, 17, 18 e 19 de novembro em Manaus. O evento ocorrerá simultaneamente nas instalações do Colégio Preciosíssimo Sangue, ginásio da Ulbra e Renée Monteiro. A cerimônia de abertura será realizada no dia 17, às 18h, com a participação da Secretária de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), Kuka Chaves, na quadra do Colégio Preciosíssimo Sangue, Av. Constantino Nery, 1751 – São Geraldo.
O projeto começou em outubro de 2020 e pretende incentivar o crescimento da modalidade voleibol por meio do intercâmbio em uma competição inter-regional entre as equipes dos estados do Amazonas e Roraima. “Estaremos com atletas do Amazonas e Roraima por quatro dias, em seis categorias, mostrando o que a região Norte tem de melhor, uma vez que a região tem uma longa tradição no esporte, com diversas premiações, tanto no masculino quanto feminino”, informa Alexandre Chaves, professor de vôlei há 20 anos e idealizador da iniciativa.
De acordo com Alexandre, o evento obedecerá às regras oficiais, adotadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), entidade responsável por organizar e supervisionar o voleibol no Brasil. Neste ano, a competição tem 73 equipes distribuídas entre escolas públicas e particulares, centros de treinamentos e projetos sociais dos municípios de Manaus, Manacapuru, Autazes, Rio Preto da Eva, Iranduba, no Amazonas; e Boa Vista, em Roraima. Além disso, a competição integra as categorias Infantil Feminino e Masculino (Sub16), Juvenil Masculino e Feminino (Sub19), Masculino Adulto (Sub24) e Feminino Adulto (aberto).
A veterana Edilamar Mateus, que treina o voleibol feminino há 20 anos, em Boa Vista, considera o projeto uma oportunidade para jogar com os melhores da região Norte. “Esta competição oferece uma ocasião de nos prepararmos para as próximas competições estaduais e nacionais. Para participar desta edição, reunimos os nossos esforços e organizamos uma rifa e um almoço beneficente para arrecadar fundos para as despesas de inscrição, alimentação e transporte”, salienta.
Silvana Duarte, treinadora de vôlei, esclarece que o torneio fomenta o esporte no Amazonas. “Como professora e treinadora de voleibol, é uma grande satisfação integrar essa iniciativa, pois nossos atletas têm a oportunidade de participar de uma competição de grande porte e ter uma experiência ímpar com grandes equipes”, afirma.
Os jogos serão realizados simultaneamente nos dias 15, 17, 18 e 19 de novembro, com a seguinte programação: 15/11, das 8h às 19h30; 17/11, das 18h às 22h; 18/11, das 8h às 19h30; e 19/11, das 8h às 19h30, nas quadras do Preciosíssimo Sangue, Ulbra e Renê Monteiro, com entrada gratuita.
A iniciativa é apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que cedeu os alojamentos na Vila Olímpica e os ambientes esportivos, bem como a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), que auxiliou na disponibilização da sua quadra de esporte.