O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) foi eleito vice-presidente da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) na Região Norte, durante a votação para a composição da nova Diretoria Executiva gestão 2024-2025, durante a 26ª Conferência Nacional da instituição nesta sexta-feira, 10, último dia do encontro, sediado no Centro de Eventos do Ceará. Na atual gestão, ele ocupa o cargo de tesoureiro-geral.
Ao continuar como membro da diretoria, o parlamentar reafirmou que fará uma turnê nos oito Estados que compõem a Amazônia Legal, para discutir, levar ideias e resolver os problemas de cada local.
Picanço disse ainda que pretende lutar pela reformulação da PEC 47, que limita a liberdade de legislar dos parlamentares, e, para isso, conta com apoio de todas as Casas e do Congresso Nacional. “Nós vamos capitanear com todos os nossos colegas estaduais, senadores, deputados federais de Roraima para nós chegarmos no Congresso e conseguirmos ter um avanço”, concluiu.
O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), também foi eleito para compor a nova Diretoria Executiva. Pela primeira vez ele assume o cargo de conselheiro fiscal. A deputada Catarina Guerra (União) segue no cargo de secretária de Roraima.
O chefe do Legislativo roraimense avaliou como positiva a participação da comitiva durante o evento, confirmando a representatividade da Casa, ao continuar fazendo parte da diretoria da entidade que congrega a força do Parlamento brasileiro.
“Fechamos com nota 10 após a eleição da diretoria da Unale, pois temos três dos deputados por Roraima que integram a nova gestão. Então, ficamos felizes pelo elogio recebido pelos demais colegas das outras unidades da federação em prestigiar nosso Estado”, disse Soldado Sampaio.
Presidência
A partir de 2024, a presidência nacional da Unale ficará a cargo do deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), do estado do Ceará. O novo presidente elencou quais serão as principais metas da instituição para o próximo ano.
“Integração e interação entre as Casas Legislativas é o nosso objetivo. Faremos uma campanha para filiar cem por cento dos deputados estaduais para que a Unale seja uma unidade cada vez mais plural”, frisou.
A posse está prevista para ocorrer em janeiro de 2024, em Brasília.
O ex-presidente da Unale, e, agora, tesoureiro-geral, deputado Diogo Morais (PSB-PE), realizou um balanço das metas alcançadas durante o mandato e disse que foi um grande desafio conquistar os filiados, tendo em vista a grande renovação de deputados eleitos no último pleito para a diretoria.
“Nós estamos terminando esse ano com 80% dos deputados filiados à Unale, faltando ao menos uma Assembleia a se filiar. Com esse trabalho a gente planejou um trabalho Legislativo, ou seja, dentro do esboço das prerrogativas e das nossas competências. Já iniciamos esse caminho, para que a gente possa, dentro dessas próximas diretorias, conseguir implementar a questão das nossas prerrogativas”, pontuou.
Composição:
Presidente – Sérgio Aguiar (CE)
Secretária-geral – Ivana Bastos (BA)
Tesoureiro-geral – Diogo Morais (PE)
Vice-presidente da Região Norte – Gabriel Picanço (RR)
Membro do Conselho Fiscal – Soldado Sampaio (RR)
Secretária de Roraima – Catarina Guerra (RR)
Suzanne Oliveira e Bruna Gomes