Expoferr: segurança é reforçada com atuação policial e monitoramento eletrônico no evento

São cerca de 250 homens de Polícia Militar destacados por dia, além da Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Detran-RR. – Fotos: João Chagas

Na abertura da 42ª Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), o público visitante contou com um ambiente tranquilo e seguro nos vários espaços do evento promovido pelo Governo de Roraima, que iniciou nesta terça, 14, e vai até sábado, 18, com grande estrutura voltada ao agronegócio, lazer e cultura.

Para oferecer segurança e tranquilidade ao público nos cinco dias de festa, o Governo esquematizou o policiamento ostensivo, de apoio e a estrutura de monitoramento eletrônico em tempo real que possibilita reconhecimento facial.

O sistema estadual de segurança pública permaneceu previamente no Parque Dandãezinho há 15 dias para a análise e montagem do esquema de atuação no local. São cerca de 250 homens de Polícia Militar destacados por dia, além da Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima).

“Preparamos a maior feira de exposição agropecuária da Região Norte para receber nossa população e nossos produtores. É um ambiente amplo e seguro, em que as nossas forças de segurança estão trabalhando em conjunto para garantir uma festa tranquila para todo mundo, que vai ter a única preocupação em se divertir com a família, curtir os shows e aproveitar as várias oportunidades de negócio que os expositores oferecem na Expoferr Show”, destacou o governador Antonio Denarium.

Tempo real

O monitoramento eletrônico em tempo real está sendo feito entre todas as forças de segurança pública do Estado, conforme explicou o secretário de segurança pública, André Fernandes.

“O monitoramento é feito em todo o Parque, com 60 câmeras fazendo monitoramento 24h. Dessas câmeras, 25 têm reconhecimento facial para identificar possíveis infratores ou qualquer situação que possa atrapalhar a festa da nossa população”, destacou.

Policiamento ostensivo

A Expoferr Show conta com 1.287 policiais em dias intercalados, sendo 250 por dia. Além disso, terá apoio de 25 viaturas, além de três ônibus para transporte de tropa. A PM também disponibilizou equipes para fazer a vigilância patrimonial durante o dia.

A subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Valdeane Alves, fez a recepção da tropa de policiais, que desfilaram para a população visitante no Parque Dandãezinho.

“Neste primeiro dia com o show nacional da dupla Cesar Menotti & Fabiano e nos próximos, a PM está presente em todo o Parque com 250 policiais todos os dias do evento 24h. Será uma festa bastante segura. Apresentamos a tropa ao público para que a comunidade veja todo o policiamento empregado no Parque”, detalhou Valdeane.

Ainda de acordo com a subcomandante, durante o show da dupla, a PM registrou cerca de 70 mil pessoas na primeira noite da Expoferr Show 2023.

Segurança no trânsito

O Detran-RR destacou pouco mais de 30 agentes de fiscalização para reforçar a segurança do trânsito e coibir infrações durante a Expoferr Show 2023.

De acordo com o presidente do órgão, Álvaro Duarte, os agentes contam com o apoio da PRF-RR (Polícia Rodoviária Federal em Roraima), para realizar controle de fluxo de acesso ao Parque, e da Smtran (Secretaria Municipal de Trânsito).

“Estamos participando com todos os entes de controle de trânsito. A PRF está fazendo bloqueios no Anel Viário e no Said Salomão. O Detran está fazendo toda a coordenação interna do Parque e no caminho. Nossa meta é zero acidentes, como foi no ano passado, que não tivemos nenhum acidente”, ressaltou Álvaro.

Wesley Oliveira

 

 

Veja também

Topo