Durante toda essa semana o município de Caroebe, no sul do estado, sedia o curso inicial de capacitação de conselheiros e conselheiras tutelares de Roraima, destinados aos escolhidos na última eleição.
Para esse primeiro momento, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCAR), juntamente com a Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Instituto Federal de Tecnologia e Educação (IFRR) e Secretaria do Estado do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), do Governo de Roraima, promovem a formação de 40 horas dos eleitos nos municípios de São João da Baliza, São Luiz, Rorainópolis e Caroebe.
De acordo com o secretário executivo do CEDCAR, André Lucas Paz, mais três outros encontros serão realizados envolvendo as seguintes regiões: com sede no Amajari, Pacaraima e Uiramutã; com sede em Bonfim, o município de Normandia; e, por fim, com sede em Iracema, os municípios de Caracaraí, Mucajaí, e Alto Alegre.
“O município de Boa Vista já realizou a sua capacitação. Já o do Cantá, nos informou que marcará uma outra data”, destacou.
O conselheiro do CEDCAR do Fórum DCA e do Conanda, Paulo Thadeu Franco das Neves, acompanhou a caravana de capacitação e disse ser de suma importância esse treinamento para a posse no próximo ano dos conselheiros tutelares eleitos.
“Tanto titulares e suplentes estão participando da capacitação dividida em quatro regiões do estado”, disse.
Para João Paulo Maia, gerente do Abrigo Casa Lar, um dos facilitadores da capacitação, a troca de experiências entre os conselheiros tutelares reeleitos e eleitos pela primeira vez facilitará um debate importante no processo formativo.
“Com isso estaremos fortalecendo a ação dos conselheiros tutelares”, disse. Para a próxima semana, a caravana da capacitação estará na Vila Brasil, município do Amajari.