No segundo dia do “Pavilhão Integrado do Agronegócio” na Expoferr Show 2023, o foco foi trazer uma perspectiva de sustentabilidade e novas possibilidades de mercado com a apresentação do crédito de carbono, explanado pela Carbonext, empresa com presença global e líder no mercado de carbono.
Os facilitadores, Gabriel Buzzo, gerente de prospecção, e Luiz Candido Junqueira, analista de prospecção, apresentaram nesta quarta-feira, 15, as oportunidades e perspectivas para o setor privado neste novo mercado que busca alinhar práticas de sustentabilidade, inovação e geração de renda.
O Crédito de Carbono é uma forma de agregar valor onde já se tem um custo, por exemplo, um empresário que emite menos gás carbônico tem um “crédito” gerado a partir dessa prática que pode ser vendido para outras empresas que ultrapassaram o limite necessário, dessa forma promove uma compensação e gera um outro tipo de renda para o produtor, além de diminuir a emissão e a potencialização do efeito-estufa.
“A ideia é apresentar a oportunidade que é crédito de carbono, tirar um pouco da desinformação e trazer essa possibilidade para o Estado. Temos uma atuação relevante na Amazônia e a gente olha pra Roraima e vê que tem um potencial e é um lugar que a gente gostaria de desenvolver” ressaltou Gabriel.
Luiz esteve como facilitador, mas também é produtor rural e mostrou como essa prática pode gerar benefícios ainda maiores para os produtores que já adotam essas condutas sustentáveis.
“Estamos aqui pra mostrar para o produtor que está ao alcance deles, que eles podem ter uma fonte de renda extra também e isso é uma questão de trazer informação, mostrar que é um mercado super sólido. Podemos monetizar uma área que eles precisam preservar; a ideia é trazer essa valorização pro produtor e monetizar essa área pra ele, trazer mais uma moeda pra investir na área dele” frisou Luiz.
Há apenas nove meses no Estado, Vinicius Duarte enxergou nas terras roraimenses uma possibilidade latente de novos negócios. Durante sua passagem pela Feira, aproveitou para se informar mais sobre as opções de inovação para o setor no Pavilhão do Agronegócio.
“Temos o certificado de carbono neutro, e estamos em uma região em que a floresta é muito valorizada e estamos em busca de como associar isso à nossa produção. Trabalhamos com a produção animal, agrícola e com a floresta. Então, acho que essa questão de mercado de carbono vem pra elucidar um pouco dessa nossa dúvida. Viemos para investir aqui em Roraima” contou Vinicius.
Segundo dia de Hackathin
Dando continuidade às atividades da Maratona de Inovação: Hackathon, os participantes tiveram um momento de integração com a equipe do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), onde visualizaram uma maquete interativa com as culturas atendidas pela assistência técnica da instituição. Além dos manequins de inseminação artificial que buscam o melhoramento genético dentro das propriedades.
Os participantes seguem no desenvolvimento das soluções tecnológicas para o agro em busca do prêmio de 5 mil reais. O resultado final será divulgado nesta quinta-feira, dia 16, durante a Expoferr Show.
Unidos para melhorar o agro
As atividades do Pavilhão Integrado do Agronegócio são ofertadas pela parceria entre o Sebrae/RR, a Faerr (Federação da Agricultura de Roraima), Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), e Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil).
“O empreendedorismo é agro. Tanto as cooperativas quanto os produtores individuais que não estão organizados em associações são empreendedores; sua propriedade é uma empresa, é dali que eles vivem. E estamos em parceria demonstrando à sociedade o quanto estamos trabalhando em conjunto em prol do desenvolvimento” pontuou a superintendente da Faerr e Sistema OCB, Jucélia Rodrigues.
Todas as instituições seguem até o dia 18 de novembro com a exposição de seus serviços e atividades na maior feira agropecuária do Norte. Ainda dá tempo de conferir o melhor do agro e das soluções para o setor; as atividades iniciam a partir das 16h, no Parque Dandãezinho, localizado na zona Rural de Boa Vista.
Dia 16/11/2023 (quinta)
16h às 22h – Soluções e Atendimento Sebrae/RR
16h às 19h30 – Apresentações dos Picth Hackathon
19h30 às 20h30 – Premiação/encerramento da maratona Hackathon
18h às 21h – Sebrae Quiz: Espaço Interativo com atividade gamificada de Perguntas e respostas nas temáticas de agronegócio e inovação
Dia 17/11/2023 (sexta)
14h às 16h – Workshop: Como utilizar de OKR para medir e acompanhar o sucesso de um produto com João Clineu
16h às 22h – Soluções e Atendimento Sebrae/RR
16h às 17h – Meetup: Como educar crianças a usarem as atuais tecnologias para que tenham um futuro sadio e profícuo, com Kátia Vizzoni (Seadi)
17h10 às 18h10 – Meetup: Encontro da jornada empreendedora – EJE (Cultura Empreendedora) com Mais 1 café, Frizzante e mediação de Wagner Marcelo
18h às 21h – Sebrae Quiz: Espaço Interativo com atividade gamificada de Perguntas e respostas nas temáticas de agronegócio e inovação
18h20 às 19h05 – Investimentos em Inovação no Agro com Muriel Rossetti (Sicredi)
19h15 às 19h50 – Palestra: A profissionalização do agroempreendedor, com André Montenegro (Conselheiro Rural)
20h às 20h30 – Palestra: Teletanque: Tecnologia para o piscicultor, com Ana Brito
Dia 18/11/2023 (sábado)
9h às 10h – Oficina: Empreendedorismo e sustentabilidade
10h às 11h – Oficina: Empreendedorismo, como criar meu projeto de vida
11h às 15h – Oficina: AgrinhoBots, com Masterbots
15h às 17h – Oficina: Eureka EXPO ROBOT, com Patrulha Eureka
16h às 22h – Soluções e Atendimento Sebrae/RR
17h às 19h – Oficina: Mini TED TALKS, com Happy Codi
18h às 21h – Sebrae Quiz: Espaço Interativo com atividade gamificada de Perguntas e respostas nas temáticas de agronegócio e inovação
19h às 21h – Oficina: Moinho de vento automático e manual, com Código Kids