Expoferr: Governo entrega 115 títulos definitivos para produtores rurais

Esta é a segunda etapa das entregas de títulos que devem acontecer durante a feira agropecuária. – Fotos: Neto Figueredo

A terceira noite da Expoferr Show 2023 (Exposição-Feira Agricultura de Roraima) contou com a entrega de títulos definitivos rurais. O governador Antonio Denarium entregou 115 títulos definitivos de imóveis rurais para produtores rurais de nove municípios, equivalentes a quase 12 mil hectares de terra regularizada. Esta é a segunda etapa das entregas de títulos que devem acontecer durante a feira agropecuária.

O governador destacou o grande trabalho que vem sendo realizado no programa de regularização fundiária “Aqui Tem Dono” ao longo da gestão, e a felicidade de estar entregando o documento de regularização fundiária na Expoferr, a festa do agro de Roraima.

“É uma felicidade poder entregar esses documentos nesta feira que foi preparada para grandes negócios na área de produção rural, de tecnologia e de inovação, esses produtores agora terão a oportunidade de fechar negócios com o título de suas terras na mão, ganha o Governo, ganha o produtor e ganha e economia do estado.”, destacou Denarium.

Um dos maiores benefícios da propriedade titulada é a possibilidade de investimentos na produção por meio de financiamentos e linhas de crédito por meio de estabelecimentos financeiros.

É o caso do produtor Edimar Silva Chaves. Ele, que cria gado e mantém plantação de mandioca do município de Amajari, esperava o documento há mais de 20 anos, e agora disse que vai investir no aumento da produção.

“É bom a gente estar com um título na mão, as vezes eu preciso fazer algum financiamento, e aí é uma chance pra gente recomeçar o nosso trabalho, porque sem o título a gente não faz nada”, disse o produtor.

O produtor Sidney Marques também contava com o recebimento do título definitivo para incrementar a produção na sua propriedade de 400 hectares, na região de Tamandaré, município de Mucajaí.

“Sem o título não temos chão pra trabalhar, e agora pegando esse título a gente vai poder começar a investir na propriedade, então é uma importância muito grande aqui, foi o meu caso também, que vou começar a trabalhar na área, começar a investir”, disse.

A presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), órgão responsável pela regularização fundiária, Dilma Costa, falou da importância da entrega dos documentos na feira que reúne um grande número de produtores e investidores da área rural.

“É um momento ímpar na história de Roraima, uma explosão de essa feira, altamente estruturada, grandes empresas, grandes investimentos. Governo do Estado está de parabéns e nós estamos aqui com a nossa parcela de contribuição, que é entregando o título definitivo para os produtores, e o título é o passaporte do produtor, com o título ele pode acessar grandes investimentos, melhorar o seu negócio, expandir, empreender cada dia mais e alavancar o desenvolvimento do estado. Então, nós só temos a parabenizar todos os produtores que conquistaram esse privilégio de receber o título da sua terra e que possam fazer bons negócios nesta feira”, disse a presidente.

Ela disse ainda que até o final da Expoferr Show 2023, ainda serão entregues aproximadamente 350 títulos definitivos para produtores rurais e agricultores de polos produtivos.

Rosiane Menezes

 

Veja também

Topo