Novembro Roxo: Maternidade promove manhã de autocuidados para mães de prematuros

Pacientes receberam dicas de beleza e bem-estar e orientações que serão vitais para o desenvolvimento de seus bebês. – Fotos: Brenda Lima

Em alusão ao Dia da Prematuridade, celebrado nesta sexta-feira, 17, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth promoveu uma manhã de valorização para mães de recém-nascidos internados na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru.

“Hoje é um dia de agradecimento às mães e gratidão pela prestação de serviço e acolhimento dos servidores. Elas puderam falar um pouco sobre as suas experiências aqui dentro, fortalecendo esse vínculo e orientando com relação à alta segura dessas mães”, afirmou a coordenadora de enfermagem da unidade Neonatal, Cleide Alves.

A maquiadora Ana Beatriz de Souza, de 20 anos, sabe bem o impacto que a prematuridade pode causar na vida de uma mulher. Sua filha nasceu aos 07 meses de gestação, sendo encaminhada diretamente para o suporte respiratório da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da unidade.

Hoje, a pequena Aurora encontra-se mais fortalecida, tanto que agora é atendida pela equipe da Ucinca, onde tem recebido todo o suporte para ganho de peso, o que pode acelerar a sua alta médica.

“No começo eu fiquei bastante mal, chorava todos os dias, mas sempre confiando em Deus que ela iria melhorar, agora estou mais aliviada que estamos na Ucinca”, afirmou.

Além de dicas de beleza e bem-estar, as pacientes receberam na atividade de hoje, 17, uma série de orientações que serão vitais para o desenvolvimento de seus bebês.

“Às vezes nos sentimos muito tristes, sozinhas, e com esses relatos das outras mães que saíram daqui, conseguiram passar por tudo que estamos passando, nos deixou mais, mais tranquila, mais em paz, nos conforta, porque aqui a nossa cabeça fica mil”, ressaltou.

A campanha

Com o slogan “Pequenas Ações, Grande Impacto”, a campanha deste ano visa a importância do debate sobre a prematuridade, lembrando cuidados e prevenção do parto prematuro.

Além de chamar a atenção para o diagnóstico tardio da gravidez e para o tratamento inadequado de doenças que podem trazer prejuízo à saúde da mãe ou do recém-nascido, o Novembro Roxo também alerta a população para os riscos inerentes ao nascimento antecipado.

Dependendo do momento em que ocorre, o parto prematuro pode ser uma situação de risco tanto para o bebê quanto para a gestante. Há algumas complicações na gestação que podem levar à prematuridade, como infecções, colo do útero curto, tabagismo, miomas, entre outros.

Segundo Cleide Alves, as etapas do Método Canguru, modelo de atenção neonatal praticado internacionalmente, preconizado no Brasil pelo Ministério da Saúde e que promove a integralidade do recém-nascido de baixo peso e sua família, com cuidados especiais e acompanhamento do nascimento à internação.

“O bebê recebe alta da Ucinca a partir de 1,6 kg, com estabilidade clínica. Na segunda etapa, a mãe tem que estar segura, sabendo os procedimentos, rotina de cuidado com o bebê e situações de emergência. Na terceira etapa, dentro da maternidade, ela vai ter um cuidado compartilhado com a atenção básica até os 2,5 kg e 40 semanas”, completou.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo