Equipes de robótica do Sesi-RR são campeãs em Manaus e se classificam para torneio nacional

As equipes Macunaima, Estrela do Norte e Coretech conquistam seis títulos e garantiram vagas para o torneio nacional em 2024, em Brasília-DF. – Foto: Ascom/Sesi-RR

As equipes de robótica Macunaima, Estrela do Norte e Coretech, da Escola do Sesi-RR, tiveram ótimo desempenho, com todas conseguindo um lugar ao pódio em diferentes categorias do Torneio First Lego League (FLL), que ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro, em Manaus.

Na categoria Champions tivemos a seguinte colocação: 1º lugar Macunaima, 3º Estrela do Norte. Na categoria Desempenho do Robô a equipe Coretech ficou em 1º lugar e a Estrela do Norte na 3ª posição. A Coretech conquistou o 2º lugar com Projeto de Inovação. Tivemos, ainda, a Estrela do Norte campeã nas finais do Robô.

Com esse excelente desempenho das equipes de robótica, as três garantiram vagas para o torneio nacional que vai ocorrer em Brasília, nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º e 2 de março de 2024.

O professor de Educação Tecnológica e Técnico das equipes de robótica do Sesi-RR, Dennis Padilha, destacou que os resultados positivos são um reconhecimento de um grande trabalho feito em equipe. Ele também falou da emoção quando os resultados foram anunciados.

“Quando começamos a receber as premiações, o coração transbordou de alegria e olhos não seguraram as lágrimas. E com isso, senti que todo o empenho, dedicação foi válido. Pois eram 39 equipes, com o mesmo objetivo. Hoje, o Sesi-RR oferece robótica educacional e educação tecnológica de excelência, quando se junta essa excelência com os nossos brilhantes alunos, chegamos a esses maravilhosos resultados”, avaliou.
A diretora da Escola do Sesi-RR, Gardênia Cavalcante, viajou com os alunos e acompanhou de perto o belíssimo desempenho de todas as equipes.

“É muito gratificante ver esses resultados, pois mostra que estamos no caminho certo. É por meio da educação que transformamos nossos alunos. Por isso, o Sesi Roraima vem investindo cada vez mais para que a educação faça a diferença na vida de todos os nossos estudantes. Estamos muito felizes pelos resultados das equipes de robótica, que vieram graças a muita dedicação, trabalho em equipe e comprometimento de alunos e professores, assim como de toda equipe que deu suporte nesse projeto”, disse.

Agora, as três equipes de robótica do Sesi-RR vão se preparar para tentar repetir o mesmo feito no torneio nacional.

Projetos de inovação

Durante a competição em Manaus, as equipes de robótica do SESI-RR apresentaram projetos de inovação.

Equipe Macunaima: O Projeto ‘Atelie Virtual’ busca gerar uma maior divulgação e visibilidade para o artesanato na sociedade. O projeto pode impactar cerca de 10 mil artesãos, no Estado de Roraima.

Equipe CoreTech: O Projeto ‘LivroTech’ busca a acessibilidade da literatura para os deficientes visuais e com baixa visão. Na região norte do Brasil existem 575mil pessoas com deficiência visual, o nosso projeto tem como objetivo atingir esse número alvo e até mais pessoas de outras regiões.

Equipe Estrela do Norte: O Projeto ‘Aruetek’ busca dá visibilidade das artes indígenas, com foco no ambiente escolar, mais especificamente nos alunos do fundamental anos finais, onde irá impactar 81.900 estudantes.

 

Veja também

Topo