O projeto Leitura Abre Portas juntamente com o Programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), realizaram nessa sexta-feira, 24, uma oficina de reciclagem e uma dinâmica reflexiva com os adolescentes do Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE).
As atividades têm como objetivo incentivar a criatividade, a socialização e o lado cognitivo, além de trabalhar a importância da reciclagem, destacando hábitos sustentáveis nos adolescentes, como explica a bibliotecária do Judiciário Madrice Cunha.
“Pensando em motivar esses adolescentes a participarem de algo que aproxime eles das pessoas e dos familiares, eles estão construindo Pinheiro de Natal a partir de revistas que iriam pro lixo. Esses pinheiros farão parte da decoração de uma atividade que TJRR fará aqui dia 11 de dezembro depois serão presentes para os familiares, uma forma deles estarem presentes e próximo a família”.
Além da oficina de reciclagem e sustentabilidade, foi realizada uma dinâmica reflexiva onde os adolescentes falaram dos desejos para o futuro e o que eles acreditam ser necessário para uma vida melhor.
“Estamos chegando perto do Natal e essa dinâmica fala sobre renascimento. Foi um momento de colocar todos em círculo, oportunizar para que falem um pouco sobre si e sobre os seus anseios, os seus sonhos, sobre como pode haver mudança na vida de cada um deles“, explicou a coordenadora do programa Justiça Comunitária Marcelle Worttich.
A coordenadora Cultural do CSE, Alessandra Almeida Denz, enfatizou a importância da presença dos servidores do judiciário no Centro Socioeducativo, especialmente para criar um contato afetivo entre as pessoas e os adolescentes, auxiliando no processo de ressocialização.
“É importantíssimo essa interação com os adolescentes. É um projeto que viabiliza esse tipo de trabalho, do exercício da afetividade e das emoções através da leitura”.
Os pinheiros produzidos pelos adolescentes serão expostos durante uma ação no dia 11 de dezembro e depois serão entregues aos familiares.
O projeto Leitura Abre Portas é uma parceria entre o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), a Coordenadoria da Infância de Juventude (CIJ) e a Biblioteca, juntamente com Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE).