Governo Sem Parar celebra dois anos levando atendimentos de qualidade para a população

Foram realizado mais de 26 mil atendimentos ao longo de dois anos. – Fotos: Thiago Feitosa

Reforçando mais uma vez o seu compromisso com o bem-estar da população, o Governo de Roraima realizou neste sábado, 25, mais uma edição do Governo Sem Parar, iniciativa que completou dois anos de existência neste mês de novembro.

Criado com intuito de facilitar o acesso das pessoas aos diversos serviços oferecidos pela administração estadual, o programa movimentou a manhã dos moradores do Asa Branca e bairros adjacentes.

“O caráter do programa é justamente esse, de disponibilizar toda a estrutura do Governo para resolver os problemas da população, desde o atendimento da Caer sobre tratamento de água e esgoto, passando pela distribuição de mudas de plantas frutíferas da Femarh, até chegar ao tratamento odontológico e realização de mamografia feito pela Sesau”, destacou o governador de Roraima, Antonio Danarium.

De acordo com a organização do programa, 24.712 atendimentos foram realizados ao longo de dois anos, número esse que se soma aos quase 1.800 atendimentos feitos nesta manhã.

A quadra da Escola Estadual Professora Maria das Neves Rezende ficou pequena diante de tanta gente que resolveu aproveitar um pouco de cada serviço que estava sendo oferecido, como foi o caso da estudante Gerusa Santos, de 36 anos.

Ela aproveitou não só para garantir uma consulta oftalmológica, como também decidiu dar entrada na primeira via do RG da filha.

“Durante a semana a gente trabalha e aí fica muito complicado tirar um tempo. É muito bom [ter esse tipo de iniciativa], pois fica muito mais tranquilo acessar esse tipo de serviço no final de semana”, afirmou.

Levando dignidade

Outro ponto alto da edição deste sábado, foi a entrega de meios de locomoção para pessoas com mobilidade reduzida, serviço este que é oferecido por meio de cadastro junto a Sesau (Secretaria de Saúde) e Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Social).

Entre as pessoas beneficiadas com repasse de cadeira de rodas está Ana Maria Cardoso, de 70 anos, que atualmente trabalha numa escola militarizada da capital. Ela aproveitou para agradecer o apoio dado pelo Governo.

“Eu estava há tempos ansiando [essa cadeira] por causa da minha saúde, pois não posso pisar do lado esquerdo e eu tenho um ferimento no meu tornozelo. Então, eu agradeço muito ao governador e a todos vocês”, disse.

Outra beneficiada foi a paciente Maria Gorete, de 49 anos, que acabou sofrendo múltiplas fraturas pelo corpo após ser atropelada por um carro. Na ocasião, ela foi representada por seu filho, Marcos Vinícius, que agradeceu a ajuda que o Governo deu a ela.

“Essa cadeira vai auxiliar [ela no dia a dia], para a gente poder articular na mobilidade dela, tirando ela um pouco da cama, evitando o risco de ocorrer algum atrofiamento ou qualquer outro problema de saúde”, ressaltou.

Segundo a secretária da Sesau, Cecília Lorenzon, mais de 4 mil meios de locomoção, como cadeiras de rodas, muletas e outros itens para pessoas com mobilidade reduzida foram entregues, o que reforça ainda mais o caráter humanitário da atual gestão estadual.

“É uma forma de promover a dignidade do nosso cidadão. A gente sabe a rotina de uma família que tem alguém com mobilidade reduzida, e repassar esses meios de locomoção é uma forma de humanizar e de cuidar da nossa população, e esse é um trabalho que o Governo do Estado, junto a Sesau, tem feito em favor das pessoas”, pontuou Cecília.

Demanda por óculos

A procura por consultas oftalmológicas é grande a cada Governo Sem Parar realizado pelo Governo de Roraima, e os números de fato traduzem essa necessidade.

Aproximadamente 15 mil óculos de grau foram entregues para beneficiários durante os dois anos de execução do projeto. Esse tipo de iniciativa é executado por meio da Saúde Itinerante, programa que faz parte da Sesau.

Para a dona de casa Gilene Rufino, de 46 anos, o Governo Sem Parar é necessário para garantir maior comodidade para os moradores do Estado.

“Ter esse tipo de ação é importante para toda a nossa comunidade, e era algo que não tinha antes e agora tem e a gente vem para aproveitar”, pontuou.

Minervaldo Lopes

 

Veja também

Topo