Autoestima renovada é o que mulheres que fazem tratamento quimioterápico ou que possuem alopecia terão após a entrega de mais de 50 perucas à Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), nesta segunda-feira, 27, confeccionadas, especialmente, para a campanha “Mechas de Esperança”, da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa.
O encontro foi no Plenarinho Valério Caldas de Magalhães e contou com a presença da presidente da PEM, deputada Joilma Teodora (Podemos), da deputada Catarina Guerra (União), representando o presidente Sampaio (Republicanos), da presidente da LRCC, Magnólia Rocha, da beneficiada Talita Sousa, o artesão Airton Alves, responsável por montar as perucas, entre outros.
À procura de uma peruca desde que seus cabelos começaram a cair por causa do tratamento, Talita ainda não tinha obtido sucesso. No entanto, ao conhecer a campanha da PEM, ela falou da felicidade em poder se rever com cabelos e deixar o lenço que usa um pouco de lado.
“Eu escolhi uma [peruca] que era mais parecida com o meu cabelo anterior, mais crespinho, vamos ver como vai ficar. Fico feliz porque vou ter uma peruca para passar as festas de fim de ano. Ficou legal. Vou ter que dar alguns ajustes, mas vai ficar tudo bem. Tem muitas mulheres que não conseguem e agora vão poder. Achei lindo esse trabalho que fizeram, porque a procura é muito grande”, disse.
Sensação de gratidão, foi o que disse a deputada Joilma Teodora sobre o resultado da campanha neste final de 2023. Ela ainda enfatiza que a ação irá permanecer por muito tempo.
“Aqui tá um pedacinho de cada doador. O que eu pude ver hoje foi muito amor e cuidado, além da expressão do sentimento de que na família tem alguém com câncer, que já sofreu alguma situação ou que não teve condição de comprar uma peruca. Aqui temos histórias de pessoas que, realmente, vão ficar felizes em receber a doação, que vai melhorar a autoestima. Quero dizer que não vamos parar com a nossa campanha, vamos continuar, sim, arrecadando mais cabelos, para podermos ajudar mais pessoas”, frisou.
Conforme a diretora da PEM, Glauci Gembro, o número de perucas feitas até o momento foi satisfatório, tendo em vista que foram apenas cerca de três meses de ação.
“É uma campanha linda, cheia de amor, as pessoas aderiram de verdade à nossa causa. Crianças também doaram, algumas até cortaram os cabelos pela primeira vez e, hoje, estamos entregando esse resultado que vai ajudar mulheres que estão passando por esse processo difícil da doença a ficarem mais confiantes”, destacou Gembro.
As perucas de diversos comprimentos e tons foram confeccionadas por Alves. Para o cabeleireiro, o trabalho foi cansativo ao longo desses quase três meses, – cada peruca leva em torno de 8h a 9h para ficar pronta – porém, gratificante ao ver o sorriso no rosto de quem irá usá-las.
“Ver as pessoas que vão receber, a alegria no rosto delas, como a senhora Talita Oliveira que colocou uma, ver aquela satisfação, foi bem gratificante. Valeu a pena todo o esforço. O trabalho não vai parar, ainda há cabelos, e estou iniciando as confecções novamente para na próxima entrega termos um número bem maior”, informou.
Além do significado do momento para as mulheres em tratamento contra o câncer de mama, a médica ginecologista e citopatologista Magnólia Rocha salientou a necessidade da conscientização da detecção precoce.
“Queria que todas as pessoas que participaram deste encontro, transmitissem a outras mulheres. Vamos, juntas, fazer um trabalho de sensibilização e conscientização, fazendo com que todas, desde cedo, conheçam suas mamas. A solução e a prevenção estão nas nossas mãos.”
O Quarteto de Cordas do Instituto Boa Vista de Música iniciou o evento, quando foi ministrada a palestra o “Rastreamento do câncer de mama” pela ginecologista e mastologista Maria Cátia Rodrigues, que falou sobre controle do câncer de mama, a necessidade da detecção precoce, acompanhamento médico periódico e o autoexame.
Houve ainda os depoimentos emocionantes das convidadas Larissa Livramento Cruz, que hoje está curada de um câncer, e da médica ginecologista Suelen Ponchet, que passa pelo tratamento. As duas viram na peruca um meio de proporcionar o resgate de sua autoestima.
Onde entregar as mechas e lenços
A PEM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Para mais informações ou dúvidas, basta acionar o ZapChame no número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos sábados, domingos e feriados.
Suzanne Oliveira