Sesau e Ministério da Saúde traçam ações para fortalecer a Atenção Primária em Roraima

Encontro propôs definir as responsabilidades de cada entidade federativa, além de expor a necessidade de uma maior intenção que vise fortalecer a autonomia dos municípios. – Fotos: Ascom/Sesau

A atribuição dos municípios na prestação de serviços de saúde foi um dos temas discutidos durante reunião realizada na manhã desta terça-feira, 28, entre a Sesau (Secretaria de Saúde) e membros da comitiva técnica do Ministério da Saúde.

Com foco em aproximar o Estado dos municípios, o encontro propôs definir as responsabilidades de cada entidade federativa, além de expor a necessidade de uma maior intenção que vise fortalecer a autonomia dos municípios, reduzindo a dependência da população em relação aos serviços de saúde da Capital, Boa Vista.

“É importante essa proximidade para melhorar o serviço de saúde nos municípios e melhorar a assistência à população. Quanto mais esses municípios tiverem autonomia e condições para que as pessoas sejam atendidas de maneira satisfatória, de maneira eficaz e resolutiva, para o Estado é melhor”, destacou o secretário Adjunto da Sesau, Edson Castro.

Com um diálogo positivo para o avanço da Atenção Primária à Saúde em Roraima, as discussões também promovem uma abordagem mais eficiente sobre a aplicação de estratégias e recursos que ajudam na qualidade do serviço de saúde oferecidos à população.

Segundo o assessor da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Gilberto Filho, os municípios de Roraima passarão a ter uma maior oportunidade de desenvolvimento.

“Hoje o estado de Roraima passa a ter a possibilidade de desenvolver o seu trabalho relacionado à APS do futuro, voltando-se para todos os municípios que queiram fazer um estudo aprofundado das suas condições, de estrutura, de quantitativo de equipes, de profissionais e de cobertura populacional para cada equipe de saúde”, completou.

Victória Teixeira

 

Veja também

Topo