Saiba o que é e como funciona a doação de plaquetas por aférese

O tempo de coleta é de 1 hora ou mais, enquanto o processo de recolhimento de hemácias costuma a ter um tempo de duração de 30 a 40 minutos. – Fotos: Brenda Lima

Responsável por atender as demandas por bolsas de sangue das unidades que realizam procedimentos cirúrgicos, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) tem sido vital na vida de muitos pacientes no Estado.

No entanto, a unidade também realiza outros tipos de procedimentos, como a doação de plaquetas e hemácias.

“A aférese é uma doação realizada com uma máquina que filtra o sangue tirando apenas a substância necessária. E aí, os outros componentes retornam ao organismo. Dessa forma, é possível que a gente produza até oito vezes mais a quantidade que é produzida em uma doação normal de sangue”, explicou a enfermeira do Setor de Coleta do Hemoraima, Liliana Bezerra.

Conforme ela, tais componentes são indispensáveis para pessoas submetidas a tratamentos de leucemia, transplantes de medula óssea ou que simplesmente passaram por procedimentos cardíacos.

“A maioria dos pacientes que solicitam as plaquetas possui cânceres. A demanda [de plaquetas] é muito maior nas unidades, e conseguimos atender e dar mais celeridade através da aférese”, frisou.

No caso das plaquetas, o tempo de coleta é de 1 hora ou mais, enquanto o processo de recolhimento de hemácias costuma a ter um tempo de duração de 30 a 40 minutos.

Doando plaquetas pela sexta vez, o enfermeiro do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), Márcio Pereira, de 52 anos, salienta a importância desse ato nobre.

“Hoje eu estou doando para uma paciente que está internada na UTI [do HGR]. Eu já era doador de sangue e no início eu me senti receoso de doar [por aférese], mas vi que é bem seguro e achei interessante como o hemocomponente vai mais puro para o paciente”, disse.

Como funciona?

A coleta de plaquetas por aférese é realizada mediante agendamento na Unidade ou por telefone através do contato (95) 98404-9593.

O cadastro inicial é realizado presencialmente, sendo necessário um documento com foto, após isso, o voluntário precisa passar por alguns exames prévios feitos pela unidade.

O Hemoraima fica localizado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), no bairro Aeroporto.

Confira os critérios e condições básicas para ser um voluntário:

• É necessário ter doado sangue no Hemoraima nos últimos 24 meses;

• Estar saudável e bem alimentado, evitando comidas gordurosas nas 3 horas que antecedem a doação;

• Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

• Pesar acima de 70 kg;

• Não fazer uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios;

• Apresentar um documento oficial com foto;

• Ter bom acesso venoso (será avaliado pela equipe);

• Realizar hemograma no Hemoraima antes da doação. (O doador deve estar com o número de plaquetas superior a 150.000/mm no momento da doação).

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo