Governo de Roraima lança Projeto Sanitarista Mirim da Aderr

30 estudantes selecionados por processo seletivo irão atuar como sanitaristas mirim, ampliando o alcance de informações da Aderr. – Foto: Ascom/Aderr

O Projeto Sanitarista Mirim da Aderr (Agência Defesa Agropecuária de Roraima), criado pelo Governo do Estado, foi lançado na tarde de quarta-feira, 29, no auditório do Pronat (Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais) da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

Estiveram presentes no lançamento os 30 estudantes selecionados por processo seletivo. Os alunos, entre 10 e 14 anos, matriculados no ensino fundamental e médio, agora irão atuar como sanitaristas mirim no órgão estadual, ampliando o alcance de informações da Aderr sobre ações de sanidade animal e vegetal em Roraima.

O projeto tem por objetivo proporcionar que alunos de escolas de Boa Vista se tornem agentes multiplicadores de Educação Sanitária por meio de processos de sensibilização, comprometimento e consciência, desenvolvendo um exercício pleno da cidadania com melhoria na qualidade de vida da população em geral.

O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, enfatizou o compromisso do governador Antonio Denarium com a disseminação da educação sanitária como forma de informar à população sobre a importância desse conhecimento, visando a garantia da saúde pública.

“Esse projeto é de fundamental importância para toda sociedade, pois vai levar informações sobre a sanidade animal e vegetal, segurança alimentar e meio ambiente por meio de jovens multiplicadores selecionados para esse fim”, ressaltou, Parisi.

O evento contou ainda com a presença da deputada estadual ngela Águida Portella, parceira da Aderr no projeto, que destinou emenda de R$ 150 mil com o objetivo de custear as despesas de execução do programa, com duração de seis meses.

Ela destacou a importância do Sanitarista Mirim que vai despertar nos estudantes o cuidado com o meio ambiente e a atenção com os produtos de origem animal e vegetal que são consumidos pela sociedade.

“A saúde pública, meio ambiente, segurança alimentar passam também pela conscientização dos nossos estudantes. Com a informação que o Projeto irá levar para os nossos sanitaristas mirim, com certeza iremos formar jovens multiplicadores, que serão portadores desse conhecimento importante e que eles irão levar para o ambiente familiar e para a vida”, ponderou a deputada.

A engenheira agrônoma Fabiana Branco, da Cidasc (Agência de Defesa Agropecuária de Santa Catarina), que veio para palestrar na I Semana de Defesa Agropecuária de Roraima, também participou do lançamento.

O Projeto

O Sanitarista Mirim contemplará as seguintes atividades: capacitação de crianças/adolescentes entre 10 e 14 anos quanto à saúde humana, animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar, proporcionando por meio de ações de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária, pleno exercício da cidadania com melhoria na qualidade de vida da população.

Além disso, o projeto divulgará informações sobre medidas de controle e prevenção de doenças animais, zoonoses e doenças vegetais para a sociedade em geral em instituições públicas, escolas, shoppings e praças.

Elias Venâncio

 

Veja também

Topo