Dando continuidade às ações de reforço e modernização da rede estadual de saúde, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) realizou no início desta semana a entrega de equipamentos e mobiliários para unidades hospitalares da região Sul do Estado.
Os contemplados da vez foram o Hospital Francisco Ricardo de Macêdo, situado em São Luiz; e a Unidade Mista do São João da Baliza, que possui gestão compartilhada entre o Estado e a Prefeitura local.
“Estamos agora aptos a atender às demandas do nosso município com mais conforto, eficiência e qualidade. Mantemos uma média mensal de 850 atendimentos, e acredito que, com esses novos equipamentos, conseguiremos proporcionar uma experiência ainda mais satisfatória aos pacientes do hospital”, ressaltou o diretor do Hospital Francisco Ricardo de Macedo, Juvane Salazar.
De acordo com o DUPA (Departamento das Unidades de Pronto Atendimento) da Sesau, o montante total investido no Hospital Francisco Ricardo de Macedo alcançou R$ 5.663.704,06, enquanto o aporte financeiro na Unidade Mista de São João da Baliza foi de R$ 95.516,50.
Entre os itens entregues para as unidades estão: Mesas de Mayo Hospitalar, Leitos, Suportes para Soro, Macas e Escadas.
Para o diretor da Unidade Mista de São João da Baliza, Paulo Sérgio Batista, o investimento feito pelo Governo ajudará na ampliação de leitos para atendimentos dos pacientes do município.
“Ampliamos nossa capacidade de leitos de 15 para 20, e com esses novos equipamentos, podemos oferecer um atendimento de qualidade superior e mais conforto, tanto para os pacientes quanto para os acompanhantes. Essa melhoria é fundamental para elevar o padrão do cuidado que oferecemos.”, pontuou.
A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon destacou a importância em investir nas unidades do interior, com a finalidade de ofertar o tratamento de saúde perto da casa do paciente.
“Com o hospital bem equipado, o paciente não precisa se deslocar até Boa Vista e correr o risco de agravamento do quadro. Então essa medida do Governo do Estado garante segurança e conforto e é uma determinação do governador Antonio Denarium a total humanização da saúde pública”, enfatizou.
Victória Teixeira