A Sesau (Secretaria de Saúde) promoveu uma abordagem de comerciantes e pessoas que transitam pela avenida Jaime Brasil, no Centro de Boa Vista. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra à Aids, celebrado nesta sexta-feira, 1º.
Por meio de blitz educativa, técnicos do Núcleo de Controle de DST/Aids levaram orientações sobre a importância da prevenção da Aids e outras IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
“Essa ação visa a proximidade com a população em geral, quando saímos das unidades de saúde e vamos até a população, nós temos um alcance maior”, destacou a técnica do NCDST/Aids, Sumaia Dias.
Além de as orientações, as pessoas abordadas também receberam kits com preservativos masculino e feminino e autoteste de HIV. A mesma ação foi levada também para o centro comercial da Avenida Ataíde Teive, na zona Oeste da cidade.
“Reforçamos as ações de prevenção, do uso de preservativos masculino, feminino, e também fazemos uma chamativa para que a população faça sua testagem rápida, tenha seu diagnóstico o quanto antes possível para que ela possa fazer seu tratamento e acompanhamento em nas nossas unidades de saúde”, acrescentou Sumaia.
A vendedora Fernanda Lopes, de 28 anos, foi uma das pessoas abordadas pela a equipe do Núcleo em seu ambiente de trabalho. Ela diz que deveria haver mais ações como essas para que todos conheçam e entendam os métodos de prevenção e diagnóstico precoce.
“Muitas mulheres que ainda não sabem sobre o teste rápido. E eu acho isso muito interessante que ajuda ela a saber antes que a doença [do HIV] avance. Eu peguei vários [testes rápidos] e vou repassar a informação para algumas amigas”, frisou.
A importância da testagem rápida
A programação alusiva ao Dezembro Vermelho, como é conhecido o mês de luta contra a Aids, terá prosseguimento com ações do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).
Pelo SAE, por exemplo, houve a entrega de Kits com preservativos e orientação para pacientes, visitantes e profissionais da Policlínica Coronel Mota nesta sexta-feira.
A psicóloga da unidade, Havany Pereira, ressalta que a medida serve como uma maneira de aumentar a proteção da população, por meio da realização de testes rápidos.
“Buscamos sensibilizar a população para a importância da prevenção. Oferecemos o teste rápido, que é realizado no CTA, que também fica no Coronel Mota. A campanha revela o comprometimento do Governo do Estado, em apoio às pessoas que convivem com HIV-AIDS”, informou.
No sábado
Para o sábado, dia 02, está confirmada a realização de testagem e aconselhamento no shopping da zona Oeste de Boa Vista. A ação será voltada para pessoas a partir dos 15 anos.
O ato será executado no período das 10h às 18h, com a expectativa de realizar cerca de 800 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais.
Suyanne Sá