Pontes e estradas são meios importantes para o escoamento da produção agrícola de qualquer região e para o desenvolvimento de qualquer estado. A declaração é do deputado Eder Lourinho (PSD), que está preocupado com as más condições das pontes e trafegabilidade das estradas vicinais do Estado. De acordo com ele, esta situação coloca em risco a segurança dos condutores de veículos e passageiros que transitam diariamente por estas estradas e pontes.
A preocupação do parlamentar é com as famílias da agricultura familiar, assentadas às margens destas vicinais e que dependem dessas estrada para transportar suas produções e comercializar seus produtos. Ele alega ainda, que esta situação também afeta o atendimento aos estudantes que precisam do transporte escolar e a comunidade com primeiros socorros e abastecimento de gêneros alimentícios. “Durante o inverno muitas estradas ficam praticamente intrafegáveis devido a lama e a falta de bueiros e drenagem, e no verão aparecem os buracos, entulhos e a poeira”, ressaltou.
Em suas reivindicações o deputado solicitou do Governo do Estado a recuperação, antes do inverno, das vicinais Angelim no Alto Alegre; 04 no Caroebe; 02 no Roxinho – Mucajaí;um trecho da Vicinal 11.2 no Cantá; um trecho da BR-174, a partir do km 100 até Pacaraima; e serviços de “tapa buraco” de um trecho na BR-210, a cerca de 8 km da Vila Novo Paraíso –Caracaraí.Lourinho pediu ainda serviços de limpeza das cabeceiras de pontes em todas as vicinais do estado, visando a prevenção de incêndios nesses locais no período de estiagem.
Ele solicitou também a recuperação de algumas pontes de madeira consideradas em estado crítico: ponte da Vicinal São Paulo, próximo ao Rio Mucajaí;recuperação da cabeceira da ponte sobre o Rio Caroebe, km 09, Vicinal 05; e três pontes na Vicinal 17; uma ponte sobre o Igarapé Grotão, na Vicinal 11.2;uma ponte da Vicinal de acesso as vilas Serra Grande I e II; construção de uma ponte na Vicinal 15, Confiança 3; reconstrução de uma ponte conhecida como “Ponte do Pedim”, sobre o Igarapé de Areia na Vicinal 11.1, P.A Caxias, Confiança 3, essas no município do Cantá.