Finalista da 5ª edição do CNA Jovem firma parceria para beneficiar produtores da agricultura familiar em Boa Vista

Projeto batizado de “Agrinovarr”, idealizado por Andreza Verônica, visa orientar os agricultores na transição de uma produção de subsistência para agrícola. Fotos: Senar-RR

A engenheira agrônoma, Andreza Verônica, finalista da etapa nacional da 5ª edição do programa CNA Jovem, conseguiu um maquinário rural através de parceria com a prefeitura municipal de Boa Vista para beneficiar produtores da agricultura familiar do Projeto de Assentamento (P.A.) Nova Amazônia I. O maquinário composto por um trator e implementos para trabalhar o solo foi entregue pelo secretário de agricultura do município, Guilherme Carneiro, no dia 24 de novembro.

Na ocasião estiveram presentes representantes do Senar Roraima, a equipe da secretaria de agricultura de Boa Vista, o vereador Zélio Mota e os produtores beneficiados pela iniciativa. A parceria tem o objetivo de auxiliar na melhoria e no aumento da produção dos agricultores familiares da localidade.

O projeto batizado de “Agrinovarr”, idealizado por Andreza, visa orientar os agricultores na transição de uma produção de subsistência para agrícola. Ela explica que montou um grupo produtivo no P.A. Nova Amazônia I e uma de suas necessidades era o maquinário. “Aqui somos pequenas propriedades, uma perto da outra e não tinha maquinário para produzir, acabava que nós perdíamos o tempo de produção. Com a parceria da prefeitura, agora conseguimos melhorar a produção e até trazer capacitação técnica para eles”.

Para o secretário de agricultura, Guilherme Carneiro, o maquinário ajudará no aumento da produção o ano todo. “A gente tem certeza que para os produtores, ter o trator e os implementos de janeiro a dezembro fará uma diferença significativa, proporcionando o trabalho nas culturas de inverno e verão”, ressalta.

O presidente do Sistema FAERR/SENAR, Silvio de Carvalho, destaca a importância do CNA Jovem para formar líderes e beneficiar o agronegócio em Roraima.

“A iniciativa de Andreza evidencia o comprometimento com seu desenvolvimento pessoal, mas também ressalta a importância vital do programa na formação de líderes empreendedores no agronegócio. Ao capacitar jovens talentos, como a nossa protagonista, o CNA Jovem não só molda líderes, mas catalisa conquistas significativas. A recente parceria firmada com a prefeitura de Boa Vista é um exemplo tangível desse impacto, direcionando recursos e apoio para beneficiar os agricultores da agricultura familiar. Continuamos a investir na formação de líderes capazes de transformar desafios em oportunidades, construindo um futuro grande e sustentável para o agronegócio em nossa região”, disse Carvalho.

Programa Jovens Líderes do Agro

O programa CNA Jovem, uma iniciativa nacional direcionada a jovens entre 22 e 30 anos com formação técnica ou superior no setor do agronegócio, é desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e executado pelo Sistema Faerr/Senar. Atualmente em sua quinta edição, o programa consiste em três etapas: estadual, a distância e nacional.

O último encontro nacional acontece entre os dias 8 e 10 de dezembro, em Brasília. A iniciativa de Andreza é uma das 88 finalistas desta edição e representa o estado de Roraima junto com os projetos da engenheira agrônoma, Eduarda Franco, e da zootecnista, Mayara Quevedo.

Fernanda Marins

 

 

Veja também

Topo