A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Pessoa Negra, promoveu na manhã desta quarta-feira, 6, uma roda de conversa sobre a não violência contra as mulheres. A ação foi exclusivamente voltada para o público masculino, servidores da Pasta.
Essa atividade é uma das ações preconizadas pelos 21 dias de Ativismo pelo Fim do Feminicídio e da violência contra a Mulher e Meninas, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça que visa trazer reflexões sobre a violência de gênero existente no país.
“Temos um índice de feminicídio e abuso sexual contra meninas em Roraima cada vez mais crescente. Para tentar reverter isso teremos ações voltadas para estar conversando com os homens a respeito da violência sexual contra meninas e o feminicídio contra as mulheres”, afirmou a gerente do Núcleo, Silvana de Amorim.
De acordo com ela, a escolha por iniciar a campanha com os servidores homens se deu pelo alto índice de homens que atuam na pasta.
“Sentimos a necessidade de conversar com os homens começando em casa [a Sesau], assim eles poderão ser multiplicadores dessas ações. Um homem conversando com outro homem sobre o assunto e refletindo. Eu tenho certeza que hoje eles saem daqui com a pulguinha atrás da orelha, fazendo-os refletir sobre o quanto isso é importante”, ressaltou a gerente.
O servidor Venâncio Araújo, de 30 anos, atua na Diretoria de Tecnologia da Informação e destacou a importância de participar de palestras com essa temática.
“Essa ação é muito importante para a educação não só de homens, mas como também de pais, maridos, companheiros em geral, porque muitos homens praticam machismo sem perceber que está praticando. [A palestra] serve para nos tornarmos homens melhores, dentro ou fora de casa, independente do ambiente”, pontuou.
Suyanne Sá