A Prefeitura de Boa Vista deu início nesta quarta-feira, 6, ao Festival de Xadrez Escolar, evento que está em sua 6ª edição e conta com a participação de 80 alunos do 3° ao 5° ano de 40 unidades da capital, do campo e de comunidades indígenas. As partidas foram divididas entre modalidades feminino e masculino.
Diversão como sinônimo de aprendizado
O professor Admilson Costa, gerente de Educação Física, ressaltou que todas as crianças passaram por um processo de seleção, onde apenas dois estudantes representam cada unidade de ensino.
“Esse esporte é muito importante para o desenvolvimento da criança, pois proporciona ampliação do conhecimento, concentração e habilidade mental. Então é importante cada escola continuar incentivando-os a aprimorar seu desenvolvimento no xadrez”, explicou.
O Festival de Xadrez Escolar já é uma modalidade inserida no calendário escolar da rede municipal de ensino. A secretária de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales explicou que o esporte contribui e colabora para o desenvolvimento do raciocínio e planejamento da criança.
“O xadrez vai além da aprendizagem. É um esporte que também gera um momento de interação entre os estudantes”, explicou.
Oportunidade de aprimorar os conhecimentos
Representante da Escola Municipal Darcy Ribeiro, a pequena Ana Clara, de 11 anos, participou pela primeira vez da competição e expressou estar bastante confiante. “Eu comecei a jogar esse ano e sempre tento melhorar assistindo vídeos na internet ou treinando na escola. É algo que eu gosto muito de fazer e quero vencer”, contou Ana Clara.
Já o Michael Jeremias, de 11 anos, representante da Escola Municipal Prof° Maria Gertrudes Mota de Lima, joga xadrez há três anos. Segundo ele, a prática na escola serve para aprimorar seus conhecimentos na área. “Quem me ensinou a jogar foi o meu pai. Mas na escola, com o professor de educação física, aprendi outros truques e nomes técnicos”, relevou.
Final
O encerramento do evento está marcado para esta quinta-feira, 7, às 17h no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), onde todos os alunos participantes receberão medalhas e os classificados em 1° ao 3° lugar, um troféu.
Laura Silvestre