De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e o mais comum entre as pessoas, com mais de 175 mil novos casos detectados por ano. Estima-se que a cada 4 casos de câncer diagnosticados, 1 se origine na pele ou nas mucosas.
Em busca de promover um debate a respeito dos riscos da doença e orientação para manter hábitos adequados, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio do Departamento de Recursos Humanos e Esdep (Escola Superior da Defensoria), traz a palestrante Ely Ribeiro, que é biomédica e servidora da DPE e a dermatologista Danielle Abdala, que falarão sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.
O evento acontece na próxima terça-feira, 12, às 9h, no auditório Cível. A palestra é voltada a todos os interessados e interessadas e, em especial, ao público interno da DPE. A programação faz parte das atividades do “Dezembro Laranja”, campanha nacional que busca promover ações voltadas para o cuidado e tratamento de doenças da pele.
De acordo com a dermatologista, Danielle Abdala, é fundamental conscientizar a população sobre a campanha para promover a prevenção e detecção precoce do câncer de pele.
“É importante falar sobre o Dezembro Laranja, que é uma campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com o objetivo de alertar as pessoas sobre o tipo de câncer mais comum no nosso país, o câncer de pele, e ensinar a população a se prevenir e detectar precocemente essa doença”, afirmou.
A biomédica Ely Ribeiro explica que o câncer de pele é uma doença com alta incidência em Roraima e no Brasil.
“O Dezembro Laranja vem para conscientizar todos os servidores sobre a importância da prevenção do câncer de pele. É uma doença que tem uma prevalência muito alta em Roraima e no Brasil. Então, nós precisamos falar mais sobre esse assunto para conscientizar, não só o uso do protetor solar, como também outras formas de prevenção, outras formas de cuidados”, frisou.
Ely também reforça o convite para todas as colaboradoras e colaboradores, e ressalta que a programação será dinâmica. “Convido a todas as servidoras e servidores para estar conosco no dia 12, vai ser uma ação muito bacana. Teremos palestras sobre a doença em si, mas também teremos sorteios de brindes, esclarecimentos, dúvidas, dicas de beleza, dicas de como você pode usar seu protetor, etc. Vai ser algo bem dinâmico”, concluiu.
Dezembro laranja
A campanha Dezembro Laranja foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil.
A exposição solar excessiva, sem proteção, pode provocar alterações celulares, levando ao desenvolvimento de câncer de pele. Pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos, quem se expôs muito ao sol e quem tem histórico de câncer de pele na família estão mais propensos a desenvolver a doença.