Em uma jornada repleta de conquistas e superações, os candidatos aprovados ao cargo de delegado no concurso público da PCRR (Polícia Civil de Roraima) deram mais um passo significativo ao longo do certame, ao realizarem a matrícula para o CFP (Curso de Formação Profissional).
O evento, que ocorreu ao longo desta segunda-feira, dia 11, no auditório da APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), transcorreu em clima de tranquilidade.
A Delegacia Geral disponibilizou uma equipe de policiais, sob a coordenação do Nupen (Núcleo de Pesquisa e Ensino), para garantir o atendimento a todos os candidatos. Pela manhã, o Delegado-Geral, Eduardo Wayner e o Corregedor-Geral, Luciano Silvestre, acompanharam os trabalhos na Academia.
“Essa é uma etapa extremamente importante, uma vez que na quarta-feira inicia a aula magna, quando, de fato, teremos o start para o Curso de Formação. Teremos novos policiais, que receberão instruções importantes, para iniciarem suas vidas profissionais na Polícia Civil de Roraima”, destacou Wayner.
Hugo Silva Cardias, de 26 anos, o mais jovem entre os candidatos, expressou sua gratidão por alcançar o sonho de infância de se tornar um policial dedicado à segurança pública de Roraima.
“Tentei passar em concurso público para o cargo de delegado no meu estado, no Pará e, ainda, no estado da Paraíba e no Amazonas. Graças a Deus deu certo aqui em Roraima e eu pretendo exercer essa profissão, para ajudar a agregar na segurança pública do Estado”, disse.
Quanto ao curso de formação, Hugo Cardias disse que suas expectativas são as melhores possíveis.
“Eu sei que tem profissionais muito gabaritados aqui e eles vão passar essa experiência, com certeza”, disse.
Kássia Poersch, oriunda de Toledo, no interior do Paraná, enfatizou a rapidez e a eficiência do concurso, destacando a força e organização da Polícia Civil de Roraima. Sua mudança para o estado foi motivada pelo desejo de contribuir com a instituição e fazer parte da comunidade roraimense.
“Me sinto honrada em fazer parte da Instituição. Foram muitas etapas, foi um concurso extremamente rápido, pela proporção que aconteceu todas as fases, desde a fase oral, o TAF muito bem organizado. Estou impressionada com a força que a Polícia Civil tem aqui em Boa Vista, em todo Estado. Para o CFP, temos um início de ansiedade, com vivências novas, acreditando que o curso será uma etapa necessária e muito eficiente na minha preparação. Estou muito esperançosa de que essa etapa vai ser só a segmentação de tudo que a gente já cresceu e evoluiu no decorrer do concurso”, ressaltou.
O roraimense Rhaynner de Almeida Lima Veras é o primeiro colocado no concurso público para o cargo de delegado e expressou sua ansiedade e grande expectativa para o Curso de Formação, vislumbrando a oportunidade de aprender com experientes profissionais da Polícia Civil e contribuir para a melhoria da segurança pública em Roraima.
“O resultado da minha colocação no concurso público é um resultado de muito esforço, de muitos anos de estudos. Também a gente tem que levar em consideração, ali o momento em que eu fui feliz de responder bem as questões, de ter atenção para não passar nada errado para o gabarito, ler bem as alternativas e Deus me felicitou com essa primeira colocação. A expectativa é grande de aprender bastante no curso de formação, aprender com os mais experientes profissionais da Polícia Civil, e buscar contribuir, após a nossa formação, da melhor forma possível com a sociedade roraimense”, concluiu.
Nesta terça-feira, 12, das 7h30 às 17h30, na APICS, ocorrem as inscrições para o CFP para os candidatos aos cargos de odontologista, peritos criminais, agentes de polícia, escrivães, auxiliares de perito criminal e auxiliares de necropsia.
O CFP terá início às 19h, desta quarta-feira, dia 13, no Auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia, com a presença de todos os candidatos aprovados.
Sandra Lima