Entre sexta-feira, 15, e domingo, 17, o Governo do Estado, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) participa do Salão Nacional do Turismo, que será realizado na Arena Mané Garrincha, em Brasília (DF). No evento, Roraima concorre ao Prêmio Nacional de Turismo em duas categorias, com ações desenvolvidas pelo Detur (Departamento Estadual de Turismo).
O Salão Nacional receberá experiências de cinco grandes temas que representam o turismo brasileiro: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.
Uma das iniciativas que pode ser premiada é o Projeto das RAI (Rotas Amazônicas Integradas), criada em 2021 para unificar as ações de divulgação dos produtos turísticos dos sete Estados da Região Norte (Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e faz parte da categoria 8: Promoção e Marketing no Turismo.
Como um dos territórios contemplados no projeto Experiências do Brasil Original, a Comunidade Indígena Raposa 1, localizada em Normandia, vai apresentar os elementos importantes da cultura do território, com base no etnoturismo. Também será mostrada a experiência da comunidade Kawê com o café orgânico produzido na Região das Serras em Pacaraima.
Outra iniciativa em destaque é o Programa de Turismo em Terras Indígenas de Roraima, em atividade desde o ano de 2019, que contempla o apoio às comunidades para a recepção de visitantes que procuram vivenciar as experiências propostas pelo etnoturismo em terras indígenas por meio da imersão no seu dia a dia. A ação concorre na categoria 1: Governança e Gestão do Turismo.
Para o diretor do Detur, Bruno Brito, as duas iniciativas são exitosas por permitirem promover a imagem turística dos estados da região norte e de Roraima em especial, que tem sido protagonista no apoio ao etnoturismo.
“Para nós são as melhores iniciativas em turismo sustentável de todo o Brasil em suas categorias, e para o Governo de Roraima já é uma vitória, pois oferecemos ao país novas formas de pensar e desenvolver o turismo, de forma inteligente e em convergência com diversos parceiros”, destacou o diretor.
O evento
O Salão Nacional do Turismo espera receber cerca de 10 mil visitantes e todos poderão conferir a diversidade de experiências turísticas do Brasil, consolidando o setor como uma peça fundamental da economia nacional.
O evento promete não apenas apresentações culturais e gastronomia regional, mas também um núcleo de conhecimento, dedicado a palestras informativas sobre o setor, atraindo o público para aprender e se aprofundar na indústria turística. O Salão é um projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo, e conta com o apoio do Governo do Distrito Federal.
Cada Estado brasileiro também vai levar um grupo representante de sua cultura para o evento. No caso de Roraima, a quadrilha junina Zé Monteirão foi convidada para abrilhantar o Salão. A solenidade de premiação dos vencedores acontece no sábado, 16.
Gabriela Garcia