Nesta sexta-feira, 15, o governo do Estado, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), realizou a entrega de maquinários agrícolas para 58 famílias que integram a Agridias (Associação dos Agricultores Familiares do Rio Dias), no município de Caracaraí.
“É com valorização e grandes parcerias que estamos fazendo a diferença na agricultura familiar e familiar indígena de norte a sul de Roraima. A partir da indicação do deputado Idázio da Perfil, realizamos essa tão importante ação com recursos próprios do Governo do Estado”, declarou o governador Antonio Denarium sobre a ação na Vicinal Rio Dias.
O senhor Branco, produtor e morador da vicinal, explicou que o carro-chefe da comunidade é a mandioca. Por mês, a região produz mais de duas toneladas de farinha.
“Temos como objetivo alcançar 10 toneladas de farinha por mês. Essa patrulha mecanizada que estamos recebendo vai ajudar muito, não só no aumento da produtividade, como também vai aumentar a renda do produtor rural”, afirmou.
Em Caracaraí, 384 famílias são atendidas pelos projetos do Iater. Isso abrange produtores que fazem parte de seis associações de agricultores familiares do município.
As associações atuam no perímetro da BR-174, Colônia do Apuruí, P.A. (Projeto de Assentamento) São José, Cujubim e nas regiões da Vila Petrolina, Vila Barauana, Vila Vista Alegre, Chacareiros do Quarentenário, Água Boa, Vicinais Aeroporto, Rio Dias e P.A. do Itã.
O presidente da Agridias, José Paulo Ferreira, comemorou a entrega e afirmou que a parceria com o Governo de Roraima melhora a agricultura familiar no Estado.
“O governo do Estado nos trouxe esse kit de máquinas, que é para a nossa agricultura hoje ser melhorada. Já estava mais ou menos, mas hoje ela está boa e vai melhorar muito mais com o apoio do nosso governador Antonio Denarium”, disse.
O presidente do Iater, Marcelo Pereira, ressalta que somente na Vicinal 1 existem cerca de 120 produtores. Todos vão poder utilizar a patrulha, que é composta por trator, grade aradora, carreta e grade niveladora.
O Iater também vai disponibilizar 42 hectares voltados para o Projeto de Grãos.
“Esses equipamentos vão apoiar principalmente a produção de grãos e outros projetos como a mandiocultura, que estão sendo potencializados para os produtores dessa região”, finalizou.
Júlia Rocha