Produtores rurais do Novo Passarão recebem maquinário e implementos agrícolas da Prefeitura

A finalidade, segundo o prefeito Arthur Henrique é apoiar e fomentar o desenvolvimento da agricultura para que os produtores tenham essa patrulha à disposição. – Fotos: Leo Costa | Wélika Matos

Como forma de apoiar agricultores do Novo Passarão, o prefeito Arthur Henrique assinou na manhã deste sábado, 16, um termo de cautela que concede maquinário e implementos para produtores que integram a Associação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores do Passarão (ATRAP).

Eles receberam um trator, uma grade niveladora e uma encanteiradeira. Os equipamentos auxiliarão na ampliação da assistência técnica e contribuirão para o aumento na quantidade de operações agrícolas e de agricultores atendidos.

“Não tenho dúvidas que esses equipamentos serão muito bem cuidados e aproveitados por esses produtores que, com muita dedicação e compromisso, levam alimento de qualidade para a mesa das nossas famílias boa-vistenses. Queremos fortalecer ainda mais esse trabalho aqui na região, melhorando a trafegabilidade das vicinais e investindo em kits de irrigação fotovoltaica por meio do PMDA. Acreditamos no potencial da agricultura familiar em gerar desenvolvimento e transformar vidas”.

O trabalho é desenvolvido pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), com associações, cooperativas e grupos de agricultores organizados para que o maquinário possa ser cautelado. A chegada e a entrega dos novos equipamentos foi possível por meio de convênios federais.

Mais autonomia e capacidade de produção

Segundo o presidente da ATRAP, Antonio Lourenço, a chegada dos equipamentos deve contribuir de maneira significativa para o trabalho desenvolvido na região, onde é produzido milho, feijão verde, macaxeira, maxixe, quiabo, dentre outras culturas.

“Estamos muito felizes com a entrega. Esses equipamentos já eram uma demanda antiga e ajudarão muito no trabalho que fazemos aqui, nos permitindo ampliar a nossa produção individual e coletiva, principalmente de milho”.

A cautela permite aos próprios agricultores mais autonomia, ficando sob responsabilidade deles a organização dos atendimentos, planejamento de cronogramas, bem como o cuidado com a manutenção das máquinas para que fiquem disponíveis para o trabalho no decorrer de todo o ano.

Outros investimentos

Em 2023, foram investidos mais de R$ 3 milhões na construção do novo galpão do Centro de Difusão Tecnológica (CDT) e na aquisição de insumos agrícolas como calcário, fertilizantes e defensivos agrícolas. Investimentos feitos com recursos próprios do município.

A prefeitura também está investindo no reforço das equipes de campo que contribuirão para a ampliação do atendimento aos agricultores. Os novos servidores atuarão conforme as demandas de campo da SMAAI. São, ao todo, 15 pessoas entre operador de tratores, motoristas e técnicos agropecuários.

Marcus Miranda

 

Veja também

Topo