Na manhã desta quinta-feira, 21, o governador Antonio Denarium sancionou o Projeto de Lei nº 311/2023, que autoriza a transferência do imóvel onde funciona o Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco para a UFRR (Universidade Federal de Roraima).
A medida tem como objetivo transformar a unidade no primeiro Hospital Universitário do Estado, além de permitir a melhoria e ampliação do atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e o aumento da capacidade de ensino, pesquisa e inovação.
A cerimônia que marca o ato ocorreu na Reitoria da UFRR. Além do governador, o evento teve a presença do reitor da instituição, Geraldo Ticianeli, do deputado estadual Dr. Cláudio Cirurgião, de autoridades e das comunidades médica e acadêmica.
Denarium explicou na cerimônia que Roraima, junto de Rondônia e Acre, era um dos três Estados do Brasil que, até o momento, não tem um Hospital Universitário.
“Nós temos duas universidades públicas que formam médicos, e agora o Hospital Universitário servirá de base para a residência dos novos alunos. [A unidade] também vai ampliar o leque de atendimentos com várias especialidades que serão criadas além da construção de novos centros cirúrgicos, refeitório e melhoria da infraestrutura do Hospital, com investimento de mais de R$ 100 milhões. É uma parceria do Governo do Estado e do Governo Federal para atender melhor a nossa população”, ressaltou.
O gerenciamento de recursos será feito pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), ligada ao Ministério da Educação.
A implantação está prevista no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), com orçamento de R$ 28,6 bilhões para Roraima. O novo Hospital contribuirá para uma maior cobertura da saúde e vai auxiliar na oferta de atendimentos frente ao crescimento populacional no contexto da imigração, além de melhorar e ampliar o atendimento aos pacientes do SUS e aumentar as possibilidades de práticas acadêmicas.
O reitor Geraldo Ticianeli ressaltou que a transferência é um passo muito importante para a sociedade roraimense, e que a UFRR receberá um hospital já estruturado.
“Estamos dando andamento às tratativas da assinatura do protocolo de compromisso para que se inicie um grupo de trabalho para dimensionar o corpo docente, de trabalho e recursos humanos em geral, além do dimensionamento de equipamentos. Será um grande incremento na saúde local, em que virão novos equipamentos e realizaremos concursos públicos e seletivos”, afirmou.
A previsão para que a Ebserh assuma completamente a gestão do futuro Hospital Universitário é agosto. Além da melhoria na saúde pública, que é de grande importância, com a unidade, Roraima também receberá mais profissionais e internos não apenas de medicina, mas também de enfermagem, farmácia, fisioterapia e saúde coletiva indígena.
Na ocasião também participaram da cerimônia a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, o presidente da Comissão Estadual de Residência Médica, Dr. Mauro Asato e a comunidade acadêmica em geral.
Júlia Rocha