Na Vila Petrolina, região de Caracaraí, o produtor rural Antônio Ferreira, de 66 anos, se destaca na produção local de farinha de mandioca graças ao apoio significativo do Governo de Roraima, que garante assistência técnica a todos que trabalham e produzem com dignidade, oportunizando segurança alimentar e fortalecimento da economia do Estado.
Lidando uma vida inteira com o trabalho árduo do campo, Antônio já produziu uma variedade infinita de produtos, que vão de frutas, verduras e até grãos. Contudo, uma nova fase iniciou para seu Antônio, que agora lida com a produção agrícola de mandioca.
“Sou testemunha de um governo que decidiu investir em tecnologia e assistência para fortalecer a produção dos agricultores familiares. Desde então, tenho trabalhado com mais dignidade e praticidade, alimentando a minha família e assegurando renda com os excedentes do nosso sítio de apenas um hectare”, destacou.
Nos últimos anos, o Governo de Roraima já adquiriu 585 casas de farinha, totalizando um investimento de mais de R$ 4 milhões. Os pacotes são oriundos tanto de recursos próprios do Executivo quanto do Governo Federal e de emendas parlamentares.
Com a produção de farinha a pleno vapor, Antônio Ferreira não apenas têm garantido o sustento de sua família, mas também se tornado um modelo para outros agricultores que buscam diversificar e agregar valor aos seus produtos.
“Os agricultores como o senhor Antônio se beneficiam diretamente dessa iniciativa. O trabalho do Governo é justamente estimular o aumento do lucro dos nossos produtores e contribuir com a economia local, sempre comprometido com o desenvolvimento sustentável. O investimento certo pode transformar vidas e comunidades”, afirmou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Márcio Grangeiro.
Crescimento do setor
A agricultura familiar e indígena registrou crescimento em 2023. O Projeto de Grãos, executado pelo Governo, registrou a marca de 6.777 hectares de área plantada.
O valor de área representa uma produção estimada de 43,2 toneladas, além de 106,25 sacas por hectare.
Além disso, apenas em 2023, o Governo entregou 1.430 kits de casas de farinha, 10 caminhões e 1 mil roçadeiras manuais para comunidades indígenas do Estado, instrumentos que auxiliam no trabalho das comunidades familiares.
Michel Sales