Boa Vista se encontra atualmente com mais 53 mil pontos de iluminação em LED, atendendo 47 bairros e cinco áreas de interesse social, o que representa 90% da capital. Os investimentos da prefeitura vem transformando ruas, avenidas e praças com tecnologia de ponta e agora contemplará os bairros Caçari e Paraviana, além das comunidades indígenas Bom Jesus, Reino de Deus, Lago Grande, Milho e Aakan.
O prefeito Arthur Henrique destaca que os recursos desta nova etapa estão sendo garantidos por meio de emenda parlamentar e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o primeiro semestre deste ano. “Estamos em processo de licitação para atender outros bairros de Boa Vista. Nossa proposta é deixar a cidade 100% com iluminação de Led em 2024, beneficiando a população e gerando redução no consumo de energia para o município”, disse o prefeito.
A advogada Deyse Martins é moradora do Caranã e sempre faz caminhada pela Avenida Carlos Pereira de Melo. Ela conta se sentir mais segura com a iluminação de LED. “Fui uma das primeiras moradoras a chegar no bairro e a avenida era bem escura e não havia nenhum tipo de infraestrutura. Agora, vivemos uma outra realidade pois além da avenida, todas as ruas são bem iluminadas e me sinto segura em fazer minha caminhada tranquilamente”, afirmou.
A dona de casa Rosângela da Silva é moradora do Jardim Caranã e também aproveita as horas livres para fazer caminhada na Alameda Antares, que liga o bairro União com o Cidade Satélite. “Antigamente as ruas tinham aquela iluminação amarela. Hoje, com as lâmpadas de Led, é muito mais claro e me sinto mais segura para fazer minhas atividades físicas”, frisou.
Praças também possuem iluminação mais moderna e eficiente
Além das ruas e avenidas, 50 praças da cidade também receberam os novos equipamentos que operam com menos manutenção e ainda ajudam o meio ambiente. A praça do Mirandinha foi uma delas que passou por uma grande mudança na iluminação. As lâmpadas antigas foram trocadas por LEDs de alta potência em todos os postes e também nos refletores das quadras. Os equipamentos também já foram instalados nas comunidades indígenas Darôra, Vista Alegre e Vista Nova.
Tecnologia Diodo Emissor de Luz (Light-Emiting Diode – LED) – Lâmpadas com este componente eletrônico consomem menos energia que as antigas (vapor de sódio – luz amarela), realizando um comparativo com a luminária antiga de 70 whats (vapor de sódio) que consome mais energia elétrica e possui menor claridade. Já as de LED com 50 whats, tem a claridade/luminosidade como se fosse uma de 100 whats (vapor de sódio), com um consumo bem menor e uma melhor eficiência na iluminação das vias.
Sua durabilidade pode chegar a 60.000 horas para as de LED e 10.000 horas para as de vapor do sódio, tendo sua durabilidade em até 6 vezes a mais que a convencional.
Bairros 100% LED: Alvorada, Asa Branca, Bela Vista, Buritis, Caimbé, Calungá, Cambará, Caranã, Cauamé, Centenário, Cidade Satélite, Cinturão Verde, Dr. Airton Rocha, Dr. Sílvio Botelho, Dr. Silvio Leite, Equatorial, Governador Aquilino Mota Duarte (Distrito Industrial), Jardim Caranã, Jardim Floresta, Jardim Primavera, Jardim Tropical, Jóquei Clube, Laura Moreira, Liberdade, Marechal Rondon, Mecejana, Murilo Teixeira Cidade, Nova Canaã, Nova Cidade, Olímpico, Operário, Pedra Pintada, Pintolândia, Piscicultura, Pricumã, Professora Araceli Souto Maior, Raiar do Sol, Said Salomão, Santa Luzia, Santa Tereza, São Bento, São Francisco, São Pedro, São Vicente, Senador Hélio Campos, Tancredo Neves, 31 de Março, União.
Áreas de expansão 100% LED: Jardim das Copaíbas, Monte Cristo, Monte das Oliveiras, Nova Esperança e João de Barro.
Wandilson Prata