Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do IFCE vai apoiar projetos do IFRR

Autorização foi concedida em dezembro de 2023 e é válida por um ano. – Foto: Ascom/IFRR

O estímulo ao ensino, à pesquisa e à extensão no Instituto Federal de Roraima (IFRR) será impulsionado com a autorização concedida pelo MEC e pelo MCTI para que a Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal do Ceará (FAIFCE) atue como fundação de apoio do IFRR durante um ano.

A FAIFCE tem como missão amparar as atividades das instituições de ensino superior e/ou instituições científicas tecnológicas, oportunizando instrumentos de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão, sendo o elo empreendedor do processo de interação academia-empresa. Trata-se de um recurso legal que permite que uma fundação de direito privado sem fins lucrativos, preste suporte às instituições de ciência e tecnologia públicas (ICT), apoiada na execução de projetos institucionais.

Para a diretora da Agência de Inovação do IFRR (Agif), Karla Santana, surgiu a necessidade de ter mais uma fundação para o desenvolvimento da atividade fim do IFRR. “Posso dizer que é uma demanda que torna necessária a presença da fundação aqui, para dar vazão a tudo aquilo que o IFRR tem a oferecer para a própria sociedade. Esses projetos na área de pesquisa, ensino e extensão são para o bem da sociedade, para o bem da comunidade que está no entorno do IFRR, então, a fundação vem exatamente para contribuir e facilitar o trabalho do pesquisador e do professor”, disse.

Atualmente, o IFRR possui credenciamento também com Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (Faepi), do Amazonas. A vantagem de ter mais uma opção é explicada pela possibilidade de fazer negociações para a execução dos projetos. “Pretendemos credenciar mais fundações, para ampliar as possibilidades para atuar e ofertar serviços que podem ser vantajosos para o IFRR”, completou a diretora.

 

 

Veja também

Topo