O Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha FM 100.3, recebeu neste domingo, 14, o secretário Márcio Grangeiro, titular da Seadi (Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação). Na oportunidade, a radialista Cida Lacerda abordou os resultados positivos da Safra 2023, a estimativa de grãos para 2024, além dos avanços do agronegócio em Roraima durante a atual gestão.
“Nos últimos anos, o Governo do Estado tem investido forte na agricultura regional, trabalhando a regularização fundiária e ambiental, fomentando credibilidade para os empreendedores em Roraima”, explicou o secretário.
Expansão dos grãos
“Somente com a soja, saímos de 30 mil hectares para mais de 128 mil hectares plantados atualmente. E este saldo positivo tem assegurado condições para que outras atividades também se desenvolvam em todo o Estado, otimizando o uso da propriedade, saneando o fluxo de caixa dos produtores favorecidos ainda pelo plantio de milho, milheto, sorgo, gergelim, integrando as demais produções em um sistema de rotação, beneficiando também o desenvolvimento do rebanho regional”, destacou.
“Roraima deve continuar com o mesmo patamar de crescimento anual, em torno de 15% a 20%, mantendo sua expansão produtiva, favorecendo o rendimento de todas as lavouras, inclusive a de soja – já estimada para 2024 em mais de 140 mil hectares. E dentre os fatores que positivam a safra roraimense, destacamos os sistemas rotativos atuando rigorosamente com o nosso ecossistema”, reforçou.
Visão de futuro
“O Governo de Roraima está finalizando o acordo de transportes entre Brasil e Guiana objetivando o trânsito de produtos também com destino ao Caribe e demais regiões do mundo. E essa é uma visão de futuro, destacando Roraima atuante com novas tecnologias, equipamentos, mão de obra qualificada, logística, além da promoção de empregos diretos e indiretos gerados pelo agronegócio em todas as etapas da produção sustentável. Além disso, nossa gestão também vem investindo na educação, dando condições de cidadania para a população prosperar, inovando e desenvolvendo ainda mais o nosso Estado”, comentou.
Novos projetos
“A Seadi vem projetando diferentes políticas públicas para o setor primário, e dentre eles destacamos os projetos de avicultura, suinocultura, pecuária de corte, leiteira, piscicultura, cacauicultora, também no intuito de atrair novas empresas, assegurando a instalação da agroindústria em consonância, sobretudo, com a preservação ambiental”, concluiu.
Michel Sales