Responsável por atender as demandas de sangue de hospitais públicos e privados do Estado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), está convocando os doadores voluntários de tipagem e fator Rh O-.
O sangue O- é conhecido com tipagem universal, podendo ser transfundido em qualquer pessoa. Entretanto, apenas 9% da população brasileira possui esse tipo sanguíneo, tornando-o bastante raro.
“Nós precisamos dos outros doadores também, para que possamos estabelecer o nosso estoque, mas o O- está sendo a nossa prioridade em massa, uma vez que ele é uma tipagem sanguínea que salva todas as vidas, ou seja, o sangue universal”, destacou a assistente Social do setor de Captação de Doadores, Hellen Bessa.
Localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, o Hemoraima funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Segundo dados da unidade, foram realizadas a distribuição de 19.327 bolsas de sangue para unidades hospitalares da rede pública e privada do Estado em 2023.
Venha ser um doador
Para ser um doador, o interessado precisa ter entre 16 anos a 69 anos.
Caso seja menor de idade, é necessário estar acompanhado do tutor legal, enquanto os voluntários acima de 60 anos devem possuir um histórico de doação.
Além disso, é importante que o doador esteja saudável, não apresente sintomas de gripe, ou alergias, nem tenha ingerido bebidas alcoólicas a menos de 24h antes da doação.
“Se você pode vir fazer a doação, procure a nossa unidade, e se você não pode, divulgue [esse chamamento] nas redes sociais, marque aí que Hemoraima precisa de doadores com tipagens sanguínea e fator rh O-. Vamos salvar vidas? A sua doação pode salvar até quatro vidas”, complementou Hellen.
Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.
Minervaldo Lopes