Janeiro Branco: podcast da ALE-RR aborda cuidados com saúde mental

Participam do debate o psicólogo Wagner Costa, a psicanalista Janaína Nunes e a diretora da Secretaria Especial da Mulher, Glauci Gembro. – Fotos: Nonato Sousa

A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) transmite, nesta segunda-feira, 22, a partir das 15h, um podcast voltado para os cuidados com a saúde mental.

A iniciativa faz parte da campanha Janeiro Branco e será aberta para participação popular por meio do WhatsApp (95) 98402-2774, com transmissão pela TV Assembleia, canal 57.3, e pelo canal da Casa no YouTube.

Foram convidados para participar do debate o psicólogo Wagner Costa, a psicanalista do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e a diretora da Secretaria Especial da Mulher (antiga Procuradoria), Glauci Gembro. A mediação da discussão fica por conta do jornalista Josué Ferreira.

De acordo com a diretora de Rádio e TV do Poder Legislativo, Camila Dall’Agnol, no ano passado foram realizados dois podcasts: um sobre a causa animal e outro direcionado para o Setembro Amarelo. Segundo ela, as produções foram um sucesso e, por isso, para 2024, a ideia é desenvolver um podcast por mês.

“Esse formato de debate é a nova realidade da comunicação. Nossas transmissões em 2023 foram um experimento e deram certo. O Janeiro Branco é muito confundido com o Setembro Amarelo, que é voltado para o combate ao suicídio, enquanto este mês é uma abordagem mais positiva, de autocuidado, para iniciar o ano de uma maneira diferente”, disse.

Violência doméstica

O debate também vai abordar a violência contra a mulher, já que uma das agressões praticadas é a psicológica. Soma-se a isso o fato de que, nesse período de férias, há uma tendência de crescimento nos casos de violência no ambiente familiar, já que a presença do homem é maior em casa.

“A população vai poder tirar dúvidas, entender a importância da campanha, o que a lei prevê. Na secretaria, vamos fazer uma palestra sobre o Janeiro Branco, porque sabemos que vários fatores influenciam na saúde emocional, como a parte financeira, o psicológico, a espiritualidade. Temos o cuidado com a saúde mental dos servidores, para que possam atender melhor as mulheres em situação de risco”, afirma Glauci Gembro.

Mulheres que precisam de atendimento psicológico, jurídico e de assistência social, podem entrar em contato com a Secretaria Especial da Mulher por meio do Zap Chame, disponível no WhatsApp (95) 98402-0502. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.

Homens que também queiram participar dos encontros do Centro Reflexivo Reconstruir para repensar comportamentos agressivos podem procurar a sede da secretaria, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, em Boa Vista. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço.

Josué Ferreira

 

Veja também

Topo