A cidade de Boa Vista segue investindo e melhorando a vida da população nas principais áreas, como educação, saúde, saneamento básico, segurança e, claro, na infraestrutura. Um dos principais problemas no período de fortes chuvas envolvia os pontos críticos de alagamentos. No entanto, na atual gestão, 23 deles já foram solucionados por meio de quase 40km de drenagem.
Os trabalhos são executados pelas secretarias municipais de Obras (SMO) e Serviços Públicos (SMSP). Desde 2021, a prefeitura já pavimentou 58km em mais de 200 trechos de Boa Vista e recapeou 65km, atendendo quase 160 trechos. Outros 148 receberam 87 km de urbanização e em 29 pontos foram implantadas galerias, melhorando acessos ao trânsito. O município também substituiu pontes de madeiras, tanto na zona urbana, quanto na rural.
“Todo esse trabalho foi um compromisso que firmei com a população e que venho cumprindo ao longo dos anos, atendendo as demandas e reivindicações, para garantir maior qualidade de vida a todos os moradores de Boa Vista”, destacou o prefeito Arthur Henrique.
Investimento de infraestrutura que traz qualidade de vida para a população
A rua Amajari, no bairro São Vicente, foi um dos pontos críticos que recebeu obra de drenagem no final do ano passado. A consultora de vendas Kelly da Silva mora há mais de 10 anos no bairro e afirma que agora é possível trafegar tranquilamente pela via.
“Qualquer chuva que dava nesse trecho da rua alagava e era impossível passar pelo local. Mas a prefeitura chegou, fez o serviço de drenagem e agora esperamos que quando chegar o período chuvoso essa área não alague mais. Agora, é preciso também que cada morador faça a sua parte e não jogue lixo nesses pontos, impedindo a água escoar”, disse a moradora.
Em uma região onde antes havia transtornos devido a alagamentos e sem infraestrutura, a rua Osmarino Mendonça Correia, antiga OP-07 do bairro Operário, recebeu serviços de drenagem e, assim como as ruas OP-8, 9, 12 e 21, foi contemplada com serviços de terraplenagem, asfalto, urbanização e sinalização viária horizontal e vertical, melhorando significativamente as condições de desenvolvimento, maior condição de saúde, trafegabilidade e valorização econômica dos imóveis em seu entorno.
O oleiro Carlos André da Silva, 42, mora há 10 anos na rua Osmarino Mendonça e lembra da dificuldade que tinha de se locomover com as ruas cheias de mato e buracos. No período de inverno, ele afirma que a situação era bem pior.
“A prefeitura está melhorando a infraestrutura do nosso bairro. Agora temos drenagem, que impede que a rua alague, além de asfalto e calçada para andarmos tranquilamente. É um sonho ver essas melhorias, sem falar que nossos imóveis ficam mais valorizados”, disse o morador.
Outros pontos críticos de alagamentos também foram solucionados nos seguintes bairros: União, Caçari. Paraviana, Dr. Silvio Leite, Jardim Primavera, Pricumã, São Francisco, Mecejana, Centro, 31 de Março, Santa Tereza e Senador Hélio Campos.
Wandilson Prata